You are here
Intervenção francesa no Mali
Tropas francesas combatem neste momento no Mali, numa nova guerra que não parece ter fim à vista. Diante da opinião pública mundial, o presidente François Hollande justifica a intervenção pela necessidade de combater o “terrorismo”, um argumento muito semelhante ao que usou George W. Bush ao invadir o Iraque e o Afeganistão. Quais são então os motivos que provocaram esta nova guerra? Dossier organizado por Luis Leiria.

Soldado francês a caminho do Mali. Foto de U.S. Air Force por Staff Sgt. Nathanael Callon, Wikimedia Commons
É justamente sobre as razões da intervenção imperialista da França que escreve Paul Martial. Em novembro, Immanuel Wallerstein já alertara sobre os perigos de um próximo Afeganistão. Fabian Figueiredo recorda que as intervenções militares externas em nome dos direitos humanos não passam de justificativa para o saque colonial. Em França, dirigentes do NPA tornam pública a sua oposição à intervenção, questionada também por Philippe Leymarie. Já Barry Lando prevê um desastre.
Comentários (1)
Comments
De acordo, Luís Leiria. Mas
De acordo, Luís Leiria. Mas já agora esclareça-me:
E a posição vergonhosa de apoio à intervenção imperialista no Mali por parte do Partido Comunista Francês (PCF) parceiro do BE no Partido da Esquerda Europeia (PEE) não lhe merece qualquer comentário?
Add new comment