You are here

Morreu o militar de Abril Marques Júnior

Marques Júnior era um dos Capitães de Abril e foi deputado durante quase trinta anos. Faleceu no último dia de 2012 com 66 anos. Em declarações ao esquerda.net, Cecília Honório, vice-presidente do grupo parlamentar do Bloco de Esquerda, considera que a morte do militar de Abril é “uma grande perda para a esquerda e para a democracia” e apresenta condolências à família.
Marques Júnior - Foto de António Cotrim/Lusa

Marques Júnior pertenceu ao Conselho da Revolução desde 1975 até à sua extinção. Foi deputado durante oito legislaturas, tendo sido eleito pela primeira vez em 1985, pelo Partido Renovador Democrático, e a partir do início dos anos 90, pelo PS. Na Assembleia da República ocupou funções como seu vice-presidente e como presidente do Conselho de Administração do Parlamento. Atualmente, era presidente do Conselho de Fiscalização do Sistema de Informações da República portuguesa (CFSIRP), desde 2008. Era também membro da Comissão Nacional do Partido Socialista.

Em declarações ao esquerda.net, Cecília Honório, vice-presidente do grupo parlamentar do Bloco de Esquerda afirmou que Marques Júnior era uma pessoa de um trato muito afável, generoso, paciente, muito disponível”, mesmo quando não se partilhava posições políticas idênticas.

Para a deputada, Marques Júnior “desempenhou o seu papel [como presidente do CFSIRP] o melhor que sabia, nas condições que tinha”.

Destacando que Marques Júnior “estava na vida e fazia o seu trabalho com convicção”, Cecília Honório, em seu nome e do Bloco de Esquerda salienta que a morte do Militar de Abril “é uma grande perda para a esquerda e para a democracia” e apresenta condolências à família.

Segundo a agência Lusa, Marques Júnior estava internado há vários dias no Hospital de São Francisco Xavier, em Lisboa, devido a um derrame cerebral.

O velório realiza-se nesta terça-feira, a partir das 11h, na Academia Militar, em Lisboa. No dia 2 de janeiro, a missa de corpo presente decorrerá na basílica da Estrela, às 09:30h, após o que o funeral seguirá para o jazigo da família, em São Martinho de Bornes, Pedras Salgadas.

Termos relacionados Sociedade
(...)