You are here

Portugal é o terceiro país mais pobre da Zona Euro

Em 2011, Portugal registou o terceiro Produto Interno Bruto (PIB) expresso em paridade do poder de compra mais reduzido entre os 17 países da Zona Euro. No âmbito da União Europeia (UE) a 27, em Portugal os cidadãos ganhavam menos 22,6% do que nos restantes países da UE.
Foto de Paulete Matos.

"Em 2011 o Produto Interno Bruto per capita em Portugal, expresso em Paridades de Poder de Compra (PPC), situou-se em 77,4% da média da União Europeia, o que representa uma redução em 2,9 pontos percentuais deste indicador face ao ano anterior”, avança o Destaque publicado pelo INE.

Esta é a maior queda desde, pelo menos, 1996, e representa a percentagem mais baixa registada nesse período, igualando apenas o observado em 2004.

Portugal encontra-se em nono lugar no ranking dos países mais pobres da Europa, sendo apenas superado pela Eslováquia, Estónia, Lituânia, Hungria, Polónia, Letónia, Roménia e Bulgária.

Já no que respeita à Zona Euro, Portugal é o terceiro país mais pobre. Estónia e Eslováquia ocupam o primeiro e segundo lugar, respetivamente.

Luxemburgo apresenta o maior nível de riqueza por habitante, equivalente a 271% da média da UE, seguindo-se a Holanda (131%).

No que concerne à Despesa de Consumo Individual (DCI) per capita, que “constitui uma medida dos bens e serviços consumidos pelas famílias independentemente da sua aquisição ser ou não efetuada por elas”, medido em Paridades de Poder de Compra, Portugal registou, em 2011, um valor equivalente a 81% da média europeia, menos três pontos que os 84% de 2010.

O Luxemburgo tem o maior índice de DCI, equivalente a 140% da média. A Alemanha surge com 120%, Itália com 101% e Espanha com 94%.

Termos relacionados Sociedade
Comentários (2)