You are here

Porto: Manifestação de centenas de estudantes da Escola Soares dos Reis

Cerca de 400 estudantes da Escola artística Soares dos Reis do Porto, manifestaram-se nesta quinta feira contra as novas regras avaliação e de acesso ao ensino superior para os estudantes daquela escola.
“Hey Crato! Leave these kids alone”, manifestação de estudantes da escola Soares dos Reis no Porto, 6 de dezembro de 2012 – Foto de José Coelho/Lusa

Segundo a agência Lusa, o diretor da escola artística Soares dos Reis classificou de ilegal a nova forma de cálculo das médias de notas dos alunos de artes que queiram ingressar este ano letivo no ensino superior, em meados de novembro passado. Na altura, o diretor da escola acusou o governo de ter alterado as regras sem falar previamente com os responsáveis daquela instituição.

Com as novas regras, as notas da formação em contexto de trabalho (FCT) e da prova de aptidão artística (PAA) não são valorizadas e os estudantes não podem candidatar-se ao ensino superior com a média das disciplinas do ensino especializado, o que não acontecia antes.

Os estudantes percorreram algumas das principais artérias da cidade do Porto, gritando palavras de ordem como: “Crato para a rua, a arte continua”, “Abaixo o Crato”, “Filósofos há muitos, artistas há poucos” e “Não aos exames - chumbamos esta avaliação”.

CA escola Soares dos Reis está vocacionada para o ensino e a prática das artes visuais e oferece atualmente quatro cursos artísticos especializados: Curso de Comunicação Audiovisual, Curso de Design de Comunicação, Curso de Design de Produto e Curso de Produção Artística.

Termos relacionados Sociedade
Comentários (1)