You are here

“Queremos saber o que é que mudou em menos de uma semana”

Depois de Vítor Gaspar ter dado o “dito pelo não dito”, afirmando que Portugal não vai beneficiar das novas condições acordadas para o empréstimo à Grécia, o Bloco recorda que o “o serviço da dívida é um dos encargos mais significativos de despesa pública” e quer ouvir o ministro das Finanças no Parlamento.
O Bloco considera que o que o Governo deu “o dito pelo não “dito”, colocando-se “do lado dos interesses alemães e franceses em vez dos nacionais”.

O Bloco de Esquerda quer ouvir o ministro das Finanças, com caráter urgência no Parlamento, para que Vítor Gaspar esclareça as condições de financiamento a Portugal.

Depois do ministro das Finanças ter afirmado, esta segunda-feira, que Portugal não vai beneficiar das novas condições acordadas para o empréstimo à Grécia, criticando o que considerou a “simplificação excessiva de assuntos complexos”, o Bloco recorda que foi o próprio Vítor Gaspar quem anunciou no debate do Orçamento de Estado que Portugal iria beneficiar de uma melhoria de condições do empréstimo europeu.

O deputado Pedro Filipe Soares considera que, após a reunião do Eurogrupo desta segunda-feira, que o Governo deu “o dito pelo não “dito”, colocando-se “do lado dos interesses alemães e franceses em vez dos nacionais”.

“Tudo dá conta de um ministro que se ajoelhou aos interesses alemães e franceses. Exigimos que o ministro dê a cara, queremos esclarecimentos e saber o que é que mudou em menos de uma semana”, defende o deputado do Bloco.

No requerimento, apresentado na Assembleia da República, o Bloco esclarece que “o serviço da dívida é um dos encargos mais significativos de despesa pública” e “a redução das obrigações decorrentes desses encargos tem enorme significado nas contas públicas.

Assim, diz o Bloco, “é incompreensível que o Governo tenha recuado numa matéria tão essencial, deixando de exigir na Europa um tratamento igual para os países que estão na mesma situação relativamente aos empréstimos internacionais”.

Termos relacionados Política
Comentários (1)