You are here

Coordenadores do Bloco defendem "mudança de Governo" na reunião com a UGT

Depois da reunião com a CGTP na semana passada, os coordenadores do Bloco estiveram reunidos esta segunda-feira com a UGT. Ficaram registadas as convergências na análise da situação económica e social e também as diferenças sobre a solução política para a atual crise.
Foto Mário Cruz/Lusa.

Integrada na ronda de contatos com as forças sociais que se seguiu à Convenção do Bloco, esta segunda-feira teve lugar a primeira reunião formal entre o Bloco de Esquerda e a União Geral de Trabalhadores, na sede da central sindical.

"Temos diferenças que são conhecidas, mas convergimos numa análise que nos parece muito importante e é isso que queria salientar, que é a análise que este Orçamento do Estado e o caminho que está a ser prosseguido é um caminho que não só está a empobrecer Portugal como falha todas as suas metas", disse aos jornalistas a coordenadora do Bloco Catarina Martins.

Por seu lado, João Proença,  secretário-geral da UGT, qualificou de "importante" a "troca de impressões" com o Bloco, "sobretudo, para abordar a análise que cada um faz da situação económica e social, com muitos pontos de convergência e com muitos pontos de preocupação comuns relativamente a uma ultra-austeridade que está claramente a afetar o crescimento e o emprego e que está a exigir sacrifícios brutais".

Apesar das convergências registadas neste encontro, ficaram também expressas as diferenças quanto à solução política para pôr termo à austeridade e relançar a economia e o emprego. "O essencial é construir uma alternativa, é ter uma mudança de Governo e uma alternativa de esquerda no país", defendeu Catarina Martins, enquanto que para João Proença "é fundamental que estas questões sejam ultrapassadas também com diálogo político e social". "Não é possível que o diálogo que foi assumido por uma ampla maioria na Assembleia da República e agora é um memorando que foi apropriado pelo Governo e não há um quadro de diálogo político na execução do memorando", sustentou o líder da UGT.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Política
Comentários (1)