You are here

Orçamento da UE reduzido a "patético esqueleto"

"Quando era preciso mais e melhor Europa, os governos estão a ser os coveiros da Europa", denunciou a eurodeputada Alda Sousa no plenário do Parlamento Europeu, em Estrasburgo, a propósito da proposta orçamental do Conselho Europeu para a União Europeia em 2013, que qualificou como "um patético esqueleto".

A deputada da Esquerda Unitária (GUE/NGL) eleita pelo Bloco de Esquerda lembrou que um orçamento é "sobre escolhas políticas" e, neste caso, se a proposta da Comissão "já não era ambiciosa" as propostas austeritárias dos governos, através do Conselho, foram-na transfigurando até ao estado "esquelético" em que se encontra. As propostas do Conselho nada têm a ver com a "coesão e a solidariedade" de que a Europa necessita, lembrou Alda Sousa. Sendo assim, perguntou, "o que vai ser do programa Erasmus? Da investigação científica? Do investimento para a criação de emprego? Dos fundos de apoio às pessoas mais vulneráveis e mais pobres?". OU ainda, "quando haverá coragem para implementar a taxa sobre transações financeiras? Quando haverá coragem para acabar com os garrotes do pacto orçamental?"

"Os europeus não nos perdoarão", concluiu Alda Sousa, "se este Parlamento e a Comissão cederem a estas propostas do Conselho Europeu".

Artigo publicado no portal do Bloco de Esquerda no Parlamento Europeu

Alda Sousa - Orçamento esquelético - 2012/11/21

Termos relacionados Política
(...)