You are here

14-N: Greves e protestos na Bélgica

A central sindical FGTB decretou 24 horas de Greve Geral, integrada na jornada de luta europeia. Várias cidades promovem manifestações solidárias com as greves nos países do sul da Europa.
Trabalhadores belgas também aderem ao protesto europeu.

A greve belga deverá afetar os serviços públicos na administração regional e local, bem como os meios de transportes e o setor metalúrgico. Durante o dia, há manifestação em Bruxelas, com ações simbólicas junto às embaixadas da Grécia, Espanha e Alemanha. Ao fim da tarde, está convocada uma assembleia com sindicalistas portugueses e gregos da Maison de la Paix.

Em Liège, para além dos piquetes matinais, há manifestação marcada para as 10 da manhã, que convergirá em frente à sede do Partido Socialista. Outras concentrações de solidariedade com a greve europeia estão marcadas em Charleroi, La Louvière, Mons, Namur, Louvain-La-Neuve, Tournai, Mouscron ou Verviers.

As iniciativas estão integradas na jornada europeia de luta convocada pela Confederação Europeia de Sindicatos, "contra a austeridade e os tratados europeus que estrangulam os trabalhadores" e pelo emprego "em qualidade e quantidade que permita o crescimento e a qualidade de vida", diz o manifesto da FGTB.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Sociedade
(...)