Coordenadora das CTs da Autoeuropa defende medidas contra a crise

Comunicado adverte que previsíveis reduções de produção para 2013 e 2014 podem provocar despedimentos coletivos e que a melhor forma de evitá-los é com o recurso a formação profissional.
CTs preveem “estado de rotura social em que muitas empresas estão, ou podem vir a estar”, face às previsíveis reduções de produção para 2013 e 2014.

A coordenadora das Comissões de Trabalhadores do Parque Industrial da Autoeuropa divulgou um comunicado em que alerta para um previsível “estado de rotura social em que muitas empresas estão, ou podem vir a estar”, face às previsíveis reduções de produção para 2013 e 2014 nas marcas para as quais trabalham.

“As elevadas quebras de procura que estão a acontecer, fruto da crise que assola a Europa, a falta de um novo produto na Volkswagen Autoeuropa, vai levar as empresas a recorrer a despedimentos coletivos, despedimentos estes que podem pôr em risco a vinda de um novo modelo”, alertam os representantes dos trabalhadores.

A coordenadora assinala que “esta não é a primeira vez que tal acontece, o passado mostra-nos que a partilha de experiências, na procura de soluções, foi decisiva para encontrar alternativas na manutenção dos postos de trabalho”. Os representantes dos trabalhadores pediram uma reunião ao Ministério da Economia em julho. Não obtendo qualquer resposta, pretendem insistir, pois é necessário manter os empregos, “mostrando assim à Volkswagen que este parque Industrial está em condições de suportar o arranque de um novo produto a qualquer momento, tal como aconteceu no passado.”

Para a coordenadora, a melhor maneira de manter os trabalhadores, na Volkswagen Autoeuropa ou nas empresas do Parque, é com o recurso a formação profissional, “aumentando assim as competências técnicas e académicas destes trabalhadores”, e recordam que “os custos sociais com desemprego (que face à media de idades será de longa duração), são muito superiores aos custos de formação”.