You are here

TDT: PT desmente corrupção, trabalhadores querem investigação

A Portugal Telecom ameaçou o autor da tese de doutoramento sobre o processo de implementação da Televisão Digital Terrestre, que falava em "fortes indícios de corrupção", com ações em tribunal. Os trabalhadores da RTP dizem que Sérgio Denicoli faz as perguntas que a Justiça devia ter feito.
Com a TDT, toda a gente passou a ser obrigada a pagar para ter a mesma televisão, num processo que só beneficiou as TVs privadas e as operadoras de telecomunicações.

A Portugal Telecom foi a grande beneficiada com a introdução da TDT em Portugal, dadas as condições do negócio, concluiu o investigador da Universidade do Minho - entrevistado pelo esquerda.net em janeiro -, numa tese de doutoramento onde afirma existirem fortes indícios de corrupção que deviam ser averiguados pelas autoridades.

Na resposta divulgada esta quinta-feira, a empresa de Zeinal Bava fala de "declarações insultuosas, caluniosas, sem qualquer fundamentação e que denotam ignorância e até má fé por parte de quem as proferiu" e diz que "irá recorrer ao meios judiciais para repor a verdade e defender os seus direitos". Uma declaração coincidente com a que a ANACOM divulgou na véspera, ameaçando igualmente avançar com uma queixa em tribunal.

Em defesa de Denicoli surgiram esta sexta-feira os trabalhadores da RTP. A Comissão de Trabalhadores diz que a empresa de televisão pública "é vítima colateral dos danos infligidos ao seu público e está a perdê-lo por esse motivo", sendo "cúmplice por omissão dos ganhos indevidos que acumulam os operadores da televisão por cabo", ao permitir que "o visionamento dos canais da RTP continue a ser cobrado pelos operadores do cabo, quando na verdade ninguém deve pagar para ver canais de serviço público".

Ao mesmo tempo que defende que todos os canais da RTP - e não apenas o Canal Parlamento - devem estar acessíveis em sinal aberto, a Comissão de Trabalhadores quer que a Procuradoria Geral da República faça as perguntas que devem ser feitas para esclarecer o processo conturbado da TDT em Portugal.

"Porque concorreu a PT sozinha, a um negócio que em toda a Europa era interessante para vários operadores? Porque resultou desse concurso uma distribuição de sinal que redunda em menos televisão para o público, quando em toda a Europa ficou a haver mais televisão para o público? Pode o défice de sinal distribuído pela PT ser atribuído a mera incompetência, que nesse caso já permitiria a anulação do contrato por incumprimento? Ou deve esse défice, tão conveniente para o seu negócio, ser visto à luz dos lucros adicionais que veio permitir?", questionam os trabalhadores da RTP.

"A RTP é parte legítima na luta pela anulação por incumprimento e deve assumir as suas responsabilidades num processo de introdução da TDT, começando por exigir a colocação de todos os seus canais em sinal aberto", defende ainda a CT no comunicado divulgado esta sexta-feira.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Cultura
(...)