Concentração contra o orçamento do assalto fiscal

Na AR prossegue nesta quinta feira o debate do OE para 2013. No primeiro dia de debate, o Bloco de Esquerda denunciou o “colossal falhanço” do Governo, sinalizou que o problema do país está na dívida, que asfixia as pessoas para salvar os bancos, e acusou Passos Coelho de estar a renegociar um segundo resgate. Hoje à tarde terá lugar uma concentração junto à AR, contra o saque do OE 2013.
Foto de Paulete Matos

A CGTP e diversos movimentos convocam uma concentração contra a desastrosa proposta governamental de Orçamento de Estado, junto à Assembleia da República, nesta quinta feira à tarde. A Frente Comum dos sindicatos da administração pública convoca uma manifestação, com início no Marquês de Pombal, em Lisboa, às 15.30h e que se irá juntar à concentração junto da Assembleia da República.

No primeiro dia de debate do OE 2013, o Bloco salientou em diversas intervenções que a proposta de Orçamento é um "pavor" e "o susto dos portugueses". Luís Fazenda destacou que é preciso "desfazer mitos à volta do resgate e da política orçamental", considerando que o pedido de intervenção externa "não era para pagar salários e pensões, mas para salvar a banca" que "deixou de se poder financiar nos mercados internacionais" em 2011 e atualmente está a financiar-se no BCE e a lucrar fortemente com a dívida pública portuguesa.

Catarina Martins dirigindo-se ao ministro das Finanças, denunciou que “quem escancarou a porta ao desastre está sentado ao seu lado, são os campeões da desorçamentação, Paulo Portas, Miguel Relvas, Aguiar Branco, Miguel Macedo” e referiu as 10 PPP's em hospitais, as 5 linhas de TGV e a compra dos 2 submarinos.

Ana Drago acusou Passos Coelho de um “gigantesco embuste”, que foge a falar de “3.000 milhões de euros de buraco na execução orçamental”, e afirmou: “O seu Governo é um falhanço colossal!”

Frisou ainda que a “credibilidade da proposta orçamental é nula”, “cava o buraco da recessão, vai fabricar milhares de novos desempregados, atirar para a pobreza dezenas de milhares de famílias”, sublinhando que a “proposta de orçamento é um convite a um segundo resgate”.

"Esta converseta da refundação do memorando não é um suposto novo plano, um plano B. Este sempre foi o plano A da Direita - remeter a escola pública, o Serviço Nacional de Saúde, a proteção social a uma espécie de serviço mínimo, a mera assistência, que não serve para assegurar a cada cidadão igualdade de oportunidades", afirmou ainda a deputada do Bloco.

Aceder às intervenções do Bloco no portal beparlamento.net

Mais informações sobre o OE2013 - Dossier OE 2013, um assalto fiscal