You are here

Governo oculta "plano B" ao país

No encerramento das jornadas parlamentares do Bloco, Francisco Louçã criticou a “ocultação” ao país de um “plano B” do Orçamento do Estado, acusando o governo de "falta de transparência e obscuridade democrática" e de querer cortar ainda mais os “salários dos trabalhadores e as pensões dos reformados".
Foto de Paulete Matos.

"Na quinta avaliação da ´troika' é dito que o Orçamento do Estado que agora nos é apresentado é somente uma das faces, sendo que o plano B fica escondido, um conjunto de medidas que não nos são enunciadas mas que deverão levar a um corte suplementar na despesa, se o efeito recessivo destas medidas vier a provocar uma diminuição das receitas fiscais, como é absolutamente inevitável que aconteça", afirmou o Coordenador da Comissão Política do Bloco de Esquerda.

Francisco Louçã criticou "a falta de transparência e a obscuridade democrática que é a ocultação deste plano B" e acusou o governo do PSD/CDS-PP de "sempre que fala de mais cortes na despesa" estar "a falar de “salários dos trabalhadores e pensões dos reformados".

"É a isso que o governo chama despesa e é aí que pensa cortar", sublinhou o dirigente bloquista.

Segundo Louçã, a receita do PSD/CDS-PP "só pode conduzir a mais medidas com a espiral recessiva a que vai levar a economia portuguesa".

Vítor Gaspar tem um mês para apresentar novo pacote de austeridade

Na segunda feira, o Jornal de Negócios, noticiava que o Orçamento do Estado para 2013 “não será o único plano do governo para o próximo ano” e que, segundo adianta a Comissão Europeia, o ministro das Finanças Vítor Gaspar terá um mês para apresentar à troika um novo pacote de medidas de austeridade, a ser aplicado caso o Orçamento resulte numa grande perda receitas fiscais.

Veja aqui o pacote de 6 medidas fundamentais para salvar a economia apresentadas pelo Bloco de Esquerda durante as suas jornadas parlamentares.

Termos relacionados Política
(...)