Vigília pela qualidade de vida das pessoas com deficiência

Esta terça-feira, a partir das 18h em frente à Assembleia da República, o movimento (d)Eficientes Indignados vai protestar contra o corte de 30% na atribuição dos produtos de apoio, pelo aumento das prestações sociais e pela reposição dos benefícios fiscais.
Terça-feira às 18h - Protesto na Assembleia da República pela qualidade de vida das pessoas com deficiência

"Basta de ataques à nossa qualidade de vida", diz o apelo para a participação nesta vigília que irá confrontar o poder político com o corte de 30% este ano na atribuição de produtos de apoio como cadeiras de rodas, próteses ou sondas, que veio agravar ainda mais a situação da população com deficiência.

"Todos os anos há centenas de pessoas com deficiência a quem são negados os produtos de que necessitam para compensar as suas incapacidades. Muitos são aqueles que nem sequer se candidatam porque são logo avisados pelos serviços públicos de que não existe verba", diz a convocatória do protesto nas redes sociais.

Esta realidade confronta-se com a formulação da lei que garante a “atribuição de forma gratuita e universal de produtos de apoio”. O movimento já endereçou uma carta ao ministro Pedro Mota Soares a contestar o corte nos produtos de apoio e também outra medida de redução de despesas que tirou aos Centros de Saúde a capacidade de poder prescrever fraldas, algálias, sondas e sacos colectores de urina ou andarilhos, bem como a situação dos hospitais e centros especializados, que deixaram de poder prescrever próteses e ortóteses.

"O Governo está, objectivamente, a contribuir para o agravamento das condições de vida e de saúde da população com deficiência", disse o movimento ao ministro do CDS.

O protesto de terça feira recolheu o apoio de figuras da cultura portuguesa, como Simone de Oliveira, São José Lapa, Teresa Sobral, Luísa Ortigoso, Nuno da Câmara Pereira, Fernanda Freitas, José Luís Peixoto ou Sofia Nicholson, entre muitos outros.