Tsipras em Bruxelas: "resolver a crise não é salvar os banqueiros"

Alexis Tsipras, presidente do partido de esquerda Syriza na Grécia, declarou em Bruxelas que "o caminho para o fim da crise não é salvar os banqueiros da bancarrota e impor medidas de austeridade aos povos".

Alexis Tsipras, líder da oposição na Grécia e do partido de esquerda Syriza, foi recebido quinta-feira em Bruxelas pelo grupo da Esquerda Unitária (GUE/NGL) no Parlamento Europeu e defendeu um trabalho concertado "para convencer outras forças políticas de que o caminho para o fim da crise não é salvar os banqueiros da bancarrota e impor medidas de austeridade aos povos".

No dia seguinte a uma greve geral no seu país, caracterizada pelo êxito da mobilização contra as medidas de austeridade já em aplicação e outras em preparação e também pela repressão policial, Tsipras declarou que "os povos europeus têm direito a um futuro melhor assente na solidariedade e na coesão social".

O dirigente da oposição grega foi recebido por vários eurodeputados do GUE/NGL, entre os quais a presidente do grupo, Gabi Zimmer, que se declarou "feliz" com a visita de Tsipras. "Apoiamos plenamente a luta do povo grego contra os efeitos antisociais das atuais medidas de austeridade e cada vez mais severas que lhe são impostas". O presidente do Syriza agradeceu ao GUE/NGL o acolhimento de que foi alvo e salientou "o contínuo apoio" que o grupo "tem dado ao povo grego desde o início da crise".

Nikos Chountis, deputado que representa o Syriza no Parlamento Europeu, declarou durante a conferência de imprensa organizada após a visita que "a greve geral e as enormes manifestações de 26 de Setembro na Grécia tal como as mobilizações recentes em Portugal e Espanha demonstram claramente que os povos europeus reagem contra as medidas de austeridade, o desemprego e a miséria; eles lutam", acrescentou, "por uma outra Europa, uma Europa democrática, de coesão económica e social, de paz e solidariedade".

Artigo publicado no site do Grupo Parlamentar Europeu do Bloco de Esquerda

European Parliament - Alexis Tsipras,Syriza economic and social situation in Greece