You are here

Face à vaga de protestos, os membros do governo passaram a usufruir de proteção especial

Há pelo menos uma semana que todos os ministros são acompanhados por agentes do Corpo de Segurança Pessoal (CSP) da PSP, segundo noticia a revista Visão. "Até já existe dificuldade em gerir os horários dos polícias desta unidade", avança um dos agentes do CSP.
Protesto à porta da residência oficial do primeiro ministro durante a sua entrevista à RTP. Foto de Tiago Petinga, Lusa.

"Reforçámos as medidas preventivas, como por exemplo a constituição de equipas avançadas que fazem vistorias aos edifícios no dia anterior à deslocação dos ministros", explicou o agente citado pela Visão, adiantando que “neste momento as solicitações são tantas que até já existe dificuldade de gerir os horários dos membros da equipa”.

Desde que o ministro Álvaro Santos Pereira foi abordado na Covilhã, após uma visita ao Parque de Ciência e Tecnologia, por algumas dezenas de manifestantes, todo o executivo de Pedro Passos Coelho passou a gozar de proteção especial. Foi reforçada a segurança dos membros de governo e alargada aos que não a tinham em permanência.

De qualquer forma, e tal como nota outro agente também citado pela Visão, “os ministros reduziram o número de visitas semanais – até porque, nesta fase, todos os membros do governo são vaiados quando saem à rua”.

Cinco entidades usufruem do nível de proteção mais elevado: o presidente da República, Cavaco Silva, o primeiro ministro, Pedro Passos Coelho, o ministro das Finanças, Vítor Gaspar, o ministro da Administração Interna, Miguel Macedo e o ministro da Defesa, Aguiar Branco.

Forças de segurança participam na manifestação da CGTP

A PSP, GNR, ASAE, SEF e Polícia Marítima já anunciaram, entretanto, que vão participar na manifestação da CGTP, agendada para sábado, dia 29, pelas 15h, no Terreiro do Paço, em Lisboa. Além de aderirem às manifestações nacionais, estas forças de segurança admitem ainda convocar greves e protestos próprios.

Termos relacionados Política
Comentários (1)