Forças policiais integram manifestação da CGTP marcada para este sábado

PSP, GNR, ASAE, SEF e Polícia Marítima vão participar na manifestação da CGTP, agendada para sábado, dia 29, pelas 15h, no Terreiro do Paço, em Lisboa. Além de aderirem às manifestações nacionais, estas forças de segurança admitem ainda convocar greves e protestos próprios.

“Os polícias estão em luta e, por isso, decidiram participar em todas as ações de protesto contra estas medidas [de austeridade] que sejam organizadas pelas centrais sindicais, UGT ou CGTP, iniciando a participação já no dia 29, na manifestação agendada pela CGTP”, anunciou Paulo Rodrigues, representante da Comissão Coordenadora Permanente (CCP) dos Sindicatos e Associações dos Profissionais das Forças e Serviços de Segurança.

“A única forma que nós temos de dar voz e de manifestarmos a nossa discordância com todas estas medidas é participar em todas as ações de protesto organizadas pelas centrais sindicais ou participar também em todas as ações que sejam organizadas por cada organização sindical das várias polícias”, adiantou.

Paulo Rodrigues sublinhou ainda que existe “um duplo sacrifício que está a ser pedido aos profissionais das várias polícias, não só porque se aplica esta redução de vencimento, mas por problemas internos, como a não alteração dos estatutos profissionais ou a não aplicação de estatutos a todos os profissionais, como acontece na PSP e na GNR”. “Em nosso entender, é uma política que não é nada conveniente nem para os portugueses nem especificamente para os polícias”, defendeu.

O anúncio foi feito depois de uma reunião na qual estiveram representados a Polícia de Segurança Pública (PSP), a Guarda Nacional Republicana (GNR), a Polícia Marítima, os Guardas Prisionais, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) e o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), e onde foram discutidas as medidas de austeridade para 2013.