You are here

Custo da nova sede do BCE derrapa 41% e vai custar 1.200 milhões

Construção está atrasada e sairá muito mais cara que previsto. Instituição que impõe cortes de gastos selvagens aos países do sul da Europa desculpa-se com o aumento do custo dos materiais de construção. Financial Times considera a situação embaraçosa.
Para aqui não houve cortes de gastos, pelo contrário.

O custo de construção da nova sede do Banco Central Europeu (BCE), em Frankfurt, derrapou em nada menos que 41% acima do previsto, atigindo os 1.200 milhões de euros. Um porta-voz do banco atribuiu a derrapagem à alta dos preços dos materiais de construção e a “uma série de desafios imprevistos”, segundo o Irish Examiner.

O edifício, composto por duas torres gémeas de 185 metros, deverá ficar pronto em 2014, apesar de inicialmente estar previsto para 2011. A derrapagem milionária ocorre na mesma instituição que faz parte da troika e impõe medidas selvagens aos países que supostamente não controlam os seus gastos.

O complexo fica nas margens do rio Main e terá 45 andares, numa das torres, e 43 na outra. Nele vão trabalhar entre 1.500 a 1.800 funcionários, assim como especialistas dos bancos centrais da zona euro, consultores externos e estagiários.

Segundo o Financial Times, é embaraçoso” que o BCE anuncie esta derrapagem neste momento, já que a instituição monetária faz parte da troika que está a impor tanta austeridade a países como Portugal, Irlanda e Grécia, afirmando a necessidade de duros cortes de gastos.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Internacional
Comentários (1)