You are here

Socialismo 2012: 30 anos de "Blade Runner"

Num dos painéis do Socialismo 2012, Ivar Corceiro revisita o filme "Blade Runner", lançado em 1982, sublinhando as suas características de crítica do modelo capitalista.
Socialismo 2012: de 31 de agosto a 2 de setembro na Escola Secundária de Santa Maria da Feira. Entrada livre.

Em 1982 Blade Runner, assim que chegou às salas de cinema, tornou-se imediatamente um marco no cinema e uma obra fundamental da moderna Ficção Científica . Trinta anos depois, com uma versão do realizador que celebrou os 25 anos do lançamento, é considerado um clássico, talvez o único filme de culto da vasta obra de Ridley Scott.

O mais interessante desta intemporalidade do filme é que em 1982 a crítica destacou essencialmente os seus aspectos narrativos e estéticos, classificando-o como uma obra revivalista e reavivante do cinema negro policial americano, e actualmente é o seu lado político, de crítica ao modelo capitalista, que mais visível se torna.

O futurismo no cinema até aos anos oitenta tentou essencialmente dar-nos uma nova visão de cidade, e Blade Runner mistura numa visão única e caótica a construção desmesurada e desequilibrada do futuro com a conservação do sonho urbano do século dezanove.

Hoje, no entanto, é o modelo económico capitalista, naquilo que são as suas contradições sociais e tecnológicas, que mantém esta obra actual. E é disso que vamos falar...

Termos relacionados Política, socialismo 2012
(...)