You are here

Angola: MPLA com 74%

Primeiros resultados divulgados pela CNE de Angola dão a esperada vitória folgada ao partido do presidente José Eduardo dos Santos, com 74,4%, seguido da Unita com 17,9% e da CASA-CE com 4,5%. Resultados são muito contestados. Estudo encomendado pelo MPLA mostra os problemas.
José Eduardo dos Santos estudo encomendado pelo MPLA diz que é muito distante do povo. Foto wikimedia commons

O MPLA, partido no poder em Angola desde a independência em 1975, lidera a contagem dos votos das eleições gerais em todas as 18 províncias do país, anunciou em Luanda a Comissão Nacional Eleitoral (CNE).

Os primeiros resultados divulgados, com 57% dos votos apurados, atribuem 2.519.403 votos (74,46%) ao Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), seguindo-se em segundo lugar a UNITA, com 607.063 (17,94%) e em terceiro a Coligação Ampla de Salvação de Angola (CASA-CE), com 153.427 (4,53%). O Partido de Renovação Social (PRS) aparece com 1,50% e a Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA) com 1,03%.

Recorde-se que há partidos, como o Bloco Democrático, que foram impedidos pelo Tribunal Constitucional de participar nas eleições.

Estudo encomendado pelo MPLA mostra os problemas

Um estudo solicitado à empresa "SENSUS" pelo presidente José Eduardo dos Santos está a ser divulgado pelo site de informação Clube K na íntegra.

Foi realizado entre os dias 5 a 11 de Julho do corrente ano, e aponta alguns dos principais problemas que o governo persistentemente nega.

Quanto à repartição da riqueza, "o país apresenta crescimento económico, mas a população se auto apercebe como não fazendo parte da distribuição da riqueza, como das decisões políticas do país."

A saúde, o saneamento e a habitação são vistos como os problemas mais críticos, e a educação como condição indispensável ao desenvolvimento. Por outro lado, a corrupção é percebida como um dos principais problemas do país.

A equipe administrativa do governo, ministros e secretários não colaboram para uma boa avaliação da governação. José Eduardo dos Santos é respeitado mas necessita trabalhar a popularidade, dado que é observada a distância que mantém da população.

O MPLA é visto como o partido que tem mais condições para fazer as mudanças, mas é visto ocmo estando há muito tempo no poder, o que não é saudável.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Internacional
(...)