You are here

Julho de 2012 foi o mês mais quente na história dos EUA

A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) dos Estados Unidos divulgou nesta semana que o último julho foi o mês mais quente já registado em toda a história do país. Por Jéssica Lipinski do Instituto CarbonoBrasil.
A imensa maioria dos estados dos EUA apresentou em julho temperaturas (em Fahrenheit) acima da média para o período - NOAA

De acordo com o órgão, a média de temperatura dos 48 estados continentais foi de 25,3ºC, cerca de 1,8ºC acima da média do século XX desde que os registos começaram a ser feitos, em 1895. Ao todo, 44 estados registaram temperaturas acima da média para julho, sendo que a Virgínia bateu o recorde chegando a marcar 47,78ºC.

Além disso, o período de janeiro a julho de 2012 foram os sete meses consecutivos mais quentes já registados nos EUA. “Isso mostra claramente uma tendência de longo prazo nos EUA, não apenas um mês realmente quente”, comentou Jake Crouch, climatologista do Centro Nacional de Dados Climáticos em Ashville.

Segundo especialistas, a razão de tal alta nas temperaturas é uma combinação de mudanças climáticas e da seca que alastra em diversos estados do país. “Isso não teria acontecido na ausência das mudanças climáticas causadas pelo homem”, alertou Michael Mann, cientista climático da Universidade Estadual da Pensilvânia.

Para se ter uma ideia, no último mês foram registados 9.869 incêndios no país, a 5ª maior média, que queimaram mais de 800 mil hectares de florestas. No total, 63% da área continental dos EUA está a ser afetada por secas.

“O facto de que os primeiros sete meses do ano são os mais quentes registados é muito impressionante do ponto de vista climático e ressalta o facto de que há mais do que apenas variabilidade natural em ação: o aquecimento global das atividades humanas apareceu de uma forma que só pode ser um aviso importante para o futuro”, concluiu Kevin Trenberth, analista climático do Centro Nacional para a Invetigação Atmosférica dos EUA.

Termos relacionados Ambiente
(...)