You are here

Trabalhadores da Cerâmica de Valadares lutam pelo pagamento dos salários em atraso

Os trabalhadores da Cerâmica de Valadares lutam pelo pagamento dos salários de maio e julho e do subsídio de férias. A empresa recebeu da Segurança Social dinheiro para pagar salários de junho e julho a 200 trabalhadores que estão em lay-off desde junho, mas não pagou salários de julho.
Trabalhadores concentrados à porta da empresa, 8 de agosto de 2012 – Foto de Fernando Veludo/Lusa

Nesta quarta feira, cerca de meia centena de trabalhadores concentraram-se à porta da Cerâmica de Valadares para exigirem o pagamento dos salários em atraso.

Raul Almeida da Comissão de Trabalhadores da Cerâmica de Valadares disse à Lusa que se tratava de um protesto simbólico para exigir explicações à administração.

Segundo Raul Almeida, cerca de 100 trabalhadores estão a trabalhar e cerca de 200 estão em lay-off desde junho passado. A administração da empresa já recebeu da Segurança Social os montantes para pagar os salários de junho e julho aos trabalhadores que estão em lay-off, porém a empresa só pagou os salários de junho e usou o dinheiro restante para pagar o salário de julho aos trabalhadores que estão em funções, deixando os cerca de 200 trabalhadores que estão em lay-off sem receberem os salários de julho. Raul Almeida disse à Lusa que “a administração prometeu aos trabalhadores pagar o mês de julho até sexta-feira, dia 03, mas já estamos no dia 8 e ainda não nos deram satisfações. Dizem que estão em negociações com a banca mas a verdade é que o dinheiro do salário de julho já foi entregue à empresa pela segurança social”.

O Sindicato dos Trabalhadores das Industrias de Cerâmica, Cimentos e Similares da Região Norte refere, em comunicado, que os trabalhadores “irão resistir até que pare este roubo daquilo que é seu por pleno direito” e que a empresa se encontra “obrigada a cumprir o pagamento pontual das retribuições, quer da parte que por lei lhe compete, quer da parte que compete ao serviço responsável da Segurança Social”.

Termos relacionados Sociedade
(...)