You are here

Lixo eletrónico: O mau exemplo da Apple

O género de resíduos que mais cresce no mundo é o de lixo eletrónico, ou seja, pilhas, baterias e tudo o que precise de eletricidade para funcionar. A Apple perde a certificação ambiental de 39 modelos de computador. Por André Trigueiro, jornalista.
A Apple perde a certificação ambiental de 39 modelos de computador

O género de resíduos que mais cresce no mundo é o de lixo eletrónico, ou seja, pilhas, baterias e tudo o que precise de eletricidade para funcionar (computadores, televisores, aparelhos de som, etc.). Os obsessivos lançamentos de novos produtos e o encurtamento da obsolescência programada (equipamentos projetados para durar pouco) são responsáveis por uma “tsunami” de lixo eletrónico que já ultrapassou 50 milhões de toneladas/ano em todo o mundo.

Para reduzir o volume de lixo – e facilitar a reutilização ou a reciclagem dos componentes –, os Estados Unidos criaram uma certificação ambiental para produtos eletrónicos (Epeat) que valoriza, entre outras iniciativas, eficiência energética, maior facilidade para desmontar o equipamento após o descarte e segurança na segregação dos componentes tóxicos.

Segundo reportagem do Wall Street Journal, o governo dos Estados Unidos exige que 95% dos produtos eletrónicos adquiridos com recursos públicos sejam certificados pelos padrões da Epeat. Também seguem a certificação grandes empresas como a Ford e o HSBC. Duzentas e vinte e duas das mais importantes universidades norte-americanas também dão preferência a computadores certificados pelo Epeat.

Pois a mesma reportagem informa que um funcionário da Apple avisou, no final de junho, ao diretor executivo da Epeat, Robert Frisbee, que a orientação de designda empresa não era mais compatível com as exigências da Epeat, e que, por isso, pediu para tirar da lista de produtos sujeitos à certificação ambiental 39 computadores desktop, monitores e laptops(incluindo alguns modelos MacBook Pro e MacBook Air).

Foi a segunda vez em menos de três meses que a Apple desapontou os seus seguidores mais antenados com os assuntos da sustentabilidade. No mês de abril a empresa apareceu como vilã em um relatório do Greenpeace que avaliou as fontes de energia mais utilizadas pelas gigantes de TI. O relatório How clean is your cloud?(O quão limpa é a sua nuvem?) informou que mais da metade da energia que mantém a estrutura da Apple funcionando tem origem em combustíveis fósseis, principalmente o carvão mineral.

Completando a onda de notícias ruins que alcançam a maçã de Steve Jobs, um relatório recente produzido pelo Centro de Descarte e Reúso de Resíduos de Informática da Universidade de São Paulo (USP) avaliou os esforços realizados pelas empresas que atuam no Brasil para recuperar os equipamentos que são descartados como lixo. Pela atual Lei Nacional de Resíduos Sólidos, essas empresas são obrigadas a promover a logística reversa, ou seja, a recuperação desses produtos quando eles são descartados como lixo. A Apple (juntamente com Samsung, Sony, IBM, Proviews e Brother) aparece na lista negra do relatório, justamente entre as empresas que não se prontificam a buscar o resíduo (quando o usuário está pronto para descartá-lo como lixo), nem aceitá-lo quando entregue em uma de suas lojas.

É pena saber de tudo isso depois de já ter um Iphone.

Se a Apple não demonstrar de forma bastante convincente o seu comprometimento com os valores socioambientais, será o meu último tabletsabor maçã.

Artigo de André Trigueiro1, publicado originalmente no site Mundo Sustentável e disponível também em Envolverde


1 André Trigueiro é jornalista com pós-graduação em Gestão Ambiental pela Coppe-UFRJ onde hoje leciona a disciplina Geopolítica Ambiental, professor e criador do curso de Jornalismo Ambiental da PUC-RJ, autor do livro Mundo Sustentável – Abrindo Espaço na Mídia para um Planeta em Transformação.

Termos relacionados Ambiente
(...)