Manifestações em 80 cidades de Espanha

As centrais sindicais e mais de vinte organizações e coletivos convocam e mobilizam a população para manifestações em 80 cidades do Estado espanhol em protesto contra os cortes sociais e salariais e a política ruinosa do governo Rajoy, de acordo com as imposições da troika. Entretanto, os estudantes convocaram uma greve geral de três dias para outubro.

Nesta quinta feira, o Congresso de Espanha aprovará os cortes sociais e salariais do plano do Governo Rajoy, num montante de 60.000 milhões de euros. Os cortes envolvem a subida do IVA e o roubo do subsídio de Natal de 2012 aos funcionários públicos, além de outras medidas ruinosas para a maioria da população e a economia espanhola. Este plano foi imposto pela troika, na sequência do pedido do governo do PP de apoio à banca espanhola no montante de 100 mil milhões de euros. Nos mercados financeiros, os juros da dívida pública de Espanha ultrapassaram hoje os 7%.

A população responde a estes cortes com grandes mobilizações. O jornal “Publico” de Espanha salienta que as manifestações desta quinta feira em todo o Estado espanhol estão a ser convocadas por uma inédita unidade sindical e social. Para além das centrais sindicais Comisiones Obreras e UGT, as manifestações são também convocadas pela central sindical galega (CIG), pelos sindicatos do País Basco (ELA, LAB, ESK, STEE-EILAS, EHNE e HIRU) e pela CGT (Confederación General del Trabajo). Muitas outras organizações e plataformas convocam as manifestações, nomeadamente a Plataforma Social en defensa del Estado del bienestar y los Servicios Públicos e o movimento 15-M.

No final da manifestação falarão os líderes das CCOO e da UGT e será lido um manifesto pelos escritores Benjamín Prado e Lourdes Ortiz. Para as 19.30h de Espanha está convocada uma conferência de imprensa dos dirigentes das duas centrais sindicais em Madrid.

Entretanto, o sindicato dos estudantes convocou uma greve geral de estudantes de todos os setores educativos em todo o Estado espanhol para 1, 2 e 3 de outubro. O protesto é contra os cortes no ensino e em defesa da Escola Pública.

A central sindical galega CIG está a apelar à convocação de uma greve geral em todo o Estado espanhol para setembro.

Mapa das 80 cidades, onde estão convocadas manifestações.

Termos relacionados Sociedade