Eliminação de horários vai deixar milhares de professores sem colocação

O alerta vem da Federação Nacional dos Professores (FENPROF), destacando que "a situação nas escolas é gravíssima e muito preocupante" devido à eliminação de horários, medida que vai deixar milhares de professores, contratados e efetivos, sem colocação ou desempregados.
"A situação nas escolas é gravíssima e muito preocupante", diz a federação de sindicatos, citada pela Lusa, alertando para o desemprego de milhares de professores contratados. Foto de Paulete Matos.

De acordo com um comunicado da Federação Nacional dos Professores (FENPROF), a eliminação de horários está a deixar milhares de professores sem componente letiva atribuída (horário-zero). "A situação nas escolas é gravíssima e muito preocupante", diz a federação de sindicatos, citada pela Lusa, alertando para o desemprego de milhares de professores contratados.

Os professores efetivos que ficam sem horário atribuído vão ter de concorrer a outras escolas ao abrigo do 'Destacamento por Ausência de Componente Letiva' (DACL). Os contratados também têm de concorrer, mas, segundo a FENPROF, correm o risco de ficar desempregados.

A federação sindical está a fazer um levantamento da situação dos professores decorrente da eliminação de horários e, tendo em conta os primeiros dados, referiu o exemplo do agrupamento de escolas de Viseu Sul, onde foram eliminados 88 (34,4 por cento) dos atuais 257 horários.

Segundo a FENPROF, neste agrupamento de Viseu vão ficar desempregados 19 professores contratados e outros 69 professores do quadro vão ter de concorrer a outras escolas.

A estrutura sindical considera que "a confirmação deste problema" reforça as razões que a levaram a decidir várias ações que tem em curso.

A FENPROF aprovou na manifestação do passado dia 12 um conjunto de ações e reivindicações, nomeadamente a atribuição de serviço letivo a todos os professores dos quadros e a redução do número de alunos por turma.