You are here

Terra dos Sonhos: inverter a litoralização de Portugal

Documentário de Nuno Leocádio e Rafael Rolo mostra que é possível alterar o despovoamento do interior, restabelecer o tecido demográfico e inverter a litoralização exacerbada do país.
“Portugal é cada vez mais um país litoralizado”.

“Terra dos Sonhos” é o resultado do projeto final do curso de Animação Sociocultural do Instituto Politécnico da Guarda.

O filme de Nuno Leocádio e Rafael Rolo pretende evidenciar as disparidades entre litoral e interior que, segundo os censos 2011: “Portugal é cada vez mais um país litoralizado”. Deseja-se caracterizar a realidade vivida em determinadas localidades do interior de Portugal, onde a falta de serviços públicos, a falta de investimento sustentado e sustentável estrangulam o desenvolvimento comunitário.

Pretende-se com o filme demonstrar as potencialidades que tais localidades oferecem para que se possa promover desenvolvimento sociocultural, turístico e económico, bem como comprovar que é possível criar projetos que se traduzam em qualidade de vida em localidades rurais.

O documentário procura valorizar as potencialidades das localidades rurais, apresentando soluções de rentabilidade que contrariem a recente conjuntura. São exibidos casos de sucesso de investimento em localidades do interior, pretende-se com isso despertar o interesse do espectador sobre o regresso ao campo.

A cidade, considerada outrora um mundo de oportunidades e de qualidade de vida, é hoje uma desilusão para os que nela não encontram resposta. Muitos procuram no interior do país a “Terra dos sonhos”. Sãos os novos rurais, que ao regressarem à terra dos seus antepassados recuperam e renovam estas localidades de enorme potencial e capacidade de desenvolvimento, no entanto abandonadas de Portugal.

Perante o abandono e degradação a que várias localidades do interior do país estão condenadas, este é um tema fundamental que nunca é demais debater.

Terra dos Sonhos Trailer

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Cultura
(...)