You are here

Federalismo em marcha forçada

Irá a dramatização financeira servir de pretexto para impor um salto federal em frente sem o submeter ao teste do sufrágio universal? Por Serge Halimi, Le Monde Diplomatique
Joschka Fischer: federalistas anunciam tempestades para tentar desfazer qualquer resistência ao seu grande desígnio. Foto de krusenatern

As grandes catástrofes incitam os crentes mais fervorosos a aumentar de imediato a devoção. É o que acontece com os federalistas europeus; como se recusam a conceber a hipótese de um dia ser possível voltar costas às políticas de integração – monetária, orçamental, comercial – que agravaram a crise económica, desejam, pelo contrário, reforçar a autoridade de quem as pôs em prática. As cimeiras europeias, os pactos de estabilidade e os mecanismos disciplinadores não melhoraram nada? Foi por não terem ido suficientemente longe, respondem sempre os nossos devotos. A seu ver, todos os êxitos se explicam pela Europa, todos os malogros pela falta de Europa1. Esta fé absoluta e ingénua ajuda-os a dormir como uma pedra e a ter sonhos bonitos.

E também pesadelos, porque os federalistas dão-se bem com as tempestades. Anunciá-las até lhes permite desfazer qualquer resistência ao seu grande desígnio, pretextando a urgência. A meio do vau e sob a metralha, ninguém deve recuar. É preciso atravessar o rio ou afogar-se, acelerar o “sobressalto federal” ou permitir a catástrofe. “Se a atual confederação não evoluir para uma federação política com um poder central”, considerou em Novembro passado o antigo ministro dos Negócios Estrangeiros alemão Joschka Fischer, “a zona euro – e a União no seu conjunto – vão desintegrar-se”2. Em França, as três grandes rádios nacionais e dois dos principais diários pregam todos os dias este refrão.

Ouvindo o que dizem os federalistas, facilmente imaginaríamos que as instâncias europeias têm falta de poder e de recursos e que os Estados dispõem de autoridade e meios ilimitados. Mas o Banco Central Europeu (BCE), que geriu a crise com o êxito de todos conhecido, tendo recentemente dedicado o montante de 1 bilião de euros ao refinanciamento dos bancos, não depende dos governos nem dos eleitores da União. A harmonização das políticas europeias pela bitola da austeridade alemã, longe de se ver constrangida por uma qualquer falha de integração (orçamento comum, ministro único), já deu resultados, visto ter conseguido aprofundar o endividamento dos Estados e aumentar a miséria dos povos…

Ora as Cassandras dos nossos dias são os beatos do passado recente. Instigadores das políticas comunitárias impostas a fórceps desde há trinta anos, festejaram sucessivamente o maior mercado do mundo, a moeda única e a “política de civilização”; ignoraram o veredicto popular mal ele se lhes mostrou contrário; destruíram qualquer projeto de integração que se baseasse na harmonização social por cima, nos serviços públicos, e em barreiras comerciais nas fronteiras da União. Agora, soam as badaladas da meia-noite e o coche transforma-se em abóbora; esquecem-se subitamente da sua antiga alegria e juram que sempre nos avisaram de que aquilo nunca iria funcionar.

Irá a dramatização financeira servir de pretexto para impor um salto federal em frente sem o submeter ao teste do sufrágio universal? Poderá uma Europa que já se encontra em mau estado dar-se mesmo ao luxo dessa nova denegação da democracia?

6 de Julho de 2012

 

1 Ler Pierre Rimbert, «Le théorème de Guetta», Le Monde diplomatique, Novembro de 2008.

2 Le Figaro, Paris, 7 de Novembro de 2011.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Internacional
(...)