You are here

Bloco questiona secretário sobre o risco de encerramento do Ciberdúvidas

Site de referência inaugurado há 15 anos e que tem mais de 30 mil respostas a perguntas específicas sobre o bom uso da língua portuguesa está em risco de fechar por descontinuação do apoio dos CTT
Ciberdúvidas da Língua Portuguesa: serviço de referência corre risco

A deputada Catarina Martins, do Bloco de Esquerda, questionou o governo, através do Secretário de Estado da Cultura, sobre a situação do projeto Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. A deputada bloquista quer saber que ações concretas está ou irá o Secretário de Estado da Cultura promover para garantir a continuação da atividade deste serviço público de referência, que está ameaçado de fechar.

O Ciberdúvidas da Língua Portuguesa é um projeto da sociedade civil que promove a língua portuguesa em Portugal e no mundo. Trata-se de um espaço de acesso livre e gratuito, com mais de 40 mil textos produzidos e 30 mil respostas a dúvidas específicas, uma fonte de referência e de consulta para qualquer dúvida em relação à correta utilização da nossa língua.

Está em risco de fechar porque os CTT decidiram cortar o apoio que lhe davam. Inaugurado há 15 anos, o site é iniciativa do jornalista José Mário Costa – que, após o falecimento do seu outro fundador, João Carreira Bom, garantiu a sua continuação, em parceria com a Sociedade da Língua Portuguesa.

Sem o apoio dos CTT, o projeto só conta agora com o mecenato da Fundação Vodafone, da Universidade Lusófona (que lhe cede as instalações onde funciona em Lisboa, na Escola Superior de Educação Almeida Garrett) e do Ministério da Educação que disponibiliza um professor.

Recorde-se que em Portugal, e ao contrário de outros países como a Espanha, não existe nenhum instituto público que garanta este tipo de serviço público aos seus cidadãos.

Recorde-se ainda que o atual governo colocou a defesa e a promoção da língua portuguesa como um dos objetivos centrais do seu programa.

Leia mais no site do Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda.

Termos relacionados Cultura
(...)