You are here

Governo chinês aplaude austeridade portuguesa

Em visita à China, o ministro do Estado e dos Negócios Estrangeiros Paulo Portas foi parabenizado pelo seu homólogo chinês Yang Jiechi e pelo vice-primeiro-ministro Li Keqiang pela aplicação exemplar das medidas de austeridade impostas pela troika.
Foto de FriendsofEurope, Flickr.

O vice-primeiro-ministro chinês Li Keqiang, ao receber a visita de Paulo Portas, destacou que o ministro do Partido Popular é "muito importante" e que "ele e o seu governo "fizeram grandes esforços na área da economia". "Gostaríamos de dar votos de sucesso para as vossas reformas", avançou Li Keqiang.

Para o vice-primeiro-ministro chinês, Portugal é um “cumpridor exemplar das decisões aprovadas no último Conselho Europeu", sublinhando que o país está no bom caminho para "atingir os objetivos". Tanto Li Keqiang como Yang Jiechi destacaram que consideram Portugal como um parceiro preferencial para a sua expansão mundial.

Paulo Portas, por sua vez, agradeceu os elogios, frisando que "o povo português está a mostrar um grande patriotismo e um sentido de esforço para ultrapassar as dificuldades".

Paulo Portas encontrou-se ainda com o presidente da Three Gorges, Cao Guandjing, empresa que adquiriu 21,35% do capital da EDP .

Segundo o ministro do Estado e dos Negócios Estrangeiros, as autoridades chinesas ficaram "com a perceção que a Europa está melhor do que há um mês, porque mostrou força e vontade de defender o euro" e fizeram questão de “sublinhar o apreço e o reconhecimento do esforço de Portugal e dos portugueses para superar uma situação financeira difícil".

Termos relacionados Internacional
Comentários (2)