You are here

Enfermagem: Vigília pela dignidade da profissão

Protesto será em frente ao Ministério da Saúde na próxima sexta-feira, dia 6. Sindicato apela à participação de todos os enfermeiros e diz que “indignação extravasou a classe para se tornar mais ampla”.
Enfermeiros ocntra a precariedade. Foto de Paulete Matos.

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) decidiu fazer uma vigília em frente ao Ministério da Saúde, pela “dignidade da profissão”, na próxima sexta-feira.

Na última terça-feira, o SEP pediu uma reunião urgente com o ministro da Saúde, Paulo Macedo, mas ainda não obteve resposta. Face a esta ausência de resposta, o presidente do SEP vai hoje ao Ministério da Saúde exigir que Paulo Macedo receba a organização sindical.

“Não percebemos como é que, face à gravidade da situação, o ministro da Saúde ainda não tenha recebido o SEP”, adiantou à Lusa a dirigente sindical Guadalupe Simões.

O sindicato apela à participação de todos os enfermeiros na vigília, uma vez que esta se irá realizar “em torno da dignidade da profissão”.

Indignação extravasou a classe”

O SEP divulgou terça-feira um comunicado em que afirma que a indignação diante da contratação precária de enfermeiros a receber 3,96€/hora “extravasou a classe para se tornar mais ampla”.

“Os portugueses não aceitam que os profissionais que os cuidam, que cuidam dos seus familiares nas suas casas, que cuidam dos seus filhos nas escolas vão receber...3,96/hora.”

O SEP considera inaceitável a justificação do Presidente da ARS quando afirma que o valor base de referência a concurso era de 8,5€/hora, “principalmente quando os responsáveis das empresas informaram o sindicato que 'estranharam o facto de pela primeira vez não terem sido estabelecidas quaisquer regras' e que lhes tinha sido pedido para que os valores que apresentassem fossem perto dos 50% do valor de referência base”.

Para o sindicato, “é o Serviço Nacional de Saúde que está em causa e, caso assim seja, o governo terá que assumir que este é o seu principal e único objetivo”.

Termos relacionados Sociedade
(...)