You are here

“Governo deve explicações ao país sobre derrapagem da execução orçamental”

Francisco Louçã afirmou nesta sexta feira que o primeiro-ministro e o ministro das Finanças devem explicações ao país sobre "a derrapagem" da execução orçamental causada pela "austeridade sucessiva" e pelo "novo aumento de impostos" que vão querer impor no próximo orçamento.
Vítor Gaspar admitiu a derrapagem das receitas, Francisco Louçã acusa: o primeiro-ministro e o ministro das Finanças devem explicações ao país sobre "a derrapagem" da execução orçamental causada pela "austeridade sucessiva" - Foto de José Sena Goulão

No final da reunião dos ministros das Finanças da zona euro, o ministro das Finanças português, Vítor Gaspar, admitiu a derrapagem orçamental tendo dito que "a informação disponível sobre o comportamento das receitas não é positivo", pois "de facto, verificaram-se valores abaixo do esperado para a receita fiscal e para as contribuições para a segurança social".

Em declarações à comunicação social no parlamento nesta sexta feira, Francisco Louçã afirmou:

"Não era preciso ser nenhum sábio para perceber que a austeridade só podia provocar derrapagem, por isso se o Governo quer continuar a austeridade e tomar novas medidas e novos aumentos de impostos, porque é isso que vem no próximo Orçamento, então já percebemos o que é que esta receita dá: Sempre mais derrapagem".

Segundo a agência Lusa, o coordenador da comissão política do Bloco de Esquerda frisou também:

"Portugal merece saber o rigor das contas porque a derrapagem já começou há muito tempo. Já o ministro estava em Washington a dar lições de moral aos portugueses de que eram precisos mais sacrifícios e todos percebíamos que isto estava a derrapar, e está a derrapar nos impostos porque a economia está a ser destruída".

Francisco Louçã criticou ainda, com ironia, "o ministro da Economia, na mesma semana em que sabe que as contas derrapam, vem ao Parlamento dizer que isto está tudo a recuperar", e acusou:

"O ministro das Finanças e o primeiro-ministro são os responsáveis pela condução de uma política de austeridade sucessiva, agravada e desastrosa, que provoca um enorme aumento da dívida, uma redução dos impostos porque a economia e a indústria estão paradas".

Termos relacionados Política
Comentários (1)