You are here

Em dezembro de 2011 existiam mais de 63 mil diplomados desempregados

Os números agora divulgados pelo Ministério da Educação e da Ciência demonstram que o número de diplomados desempregados duplicou no espaço de seis meses – entre junho e dezembro de 2011.
Instituto Politécnico de Bragança.

A área de Ciências empresariais lidera a tabela de áreas de estudo com maior número de diplomados desempregados - 9389, o que equivale a um aumento de 1250 face a junho de 2011 (8039).

O segundo lugar da tabela é ocupado pela área de Formação de Professores/Formadores e Ciências da Educação, que foi a mais penalizada, registando 7892 diplomados desempregados, face aos 3874 registados em junho.

A área de Matemática e estatística, ainda que ocupe um lugar consideravelmente mais recuado na tabela de áreas de estudo com maior número de diplomados desempregados, também viu o número de diplomados desempregados duplicar, tendo o mesmo passado de 237 para 463 entre junho e dezembro de 2011.

Segundo os dados difundidos pelo Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais (GPEARI) do Ministério da Educação e da Ciência (MEC), o acréscimo foi, de facto, comum a todas as áreas de estudo, com exceção da área de Agricultura, Silvicultura e Pescas, ainda que o decréscimo registado pela mesma tenha sido mínimo: de 930 diplomados desempregados para 914, em dezembro.

No que respeita às instituições, com mais de 10 mil alunos, com maior percentagem de licenciados, o Politécnico de Bragança (11,3%), o Politécnico de Viseu (10,9%), a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (9,4%).e o Politécnico de Leiria (9,3%) lideram o pódio.

As estatísticas apresentadas pelo GPEARI apontam ainda para o facto de as mulheres serem as principais vítimas entre os diplomados desempregados. As mesmas registam uma taxa de desemprego de 67,4%, contra os 32,6% registados entre os homens.

Termos relacionados Sociedade
(...)