Convergência: “Yes, We Can”!

Na Madeira, oito forças políticas uniram-se para assinar um “Pacto Pela Democracia”. O Bloco de Esquerda disse presente!

1. Numa iniciativa em defesa da Liberdade, oito forças políticas uniram-se para assinar um “Pacto Pela Democracia”. Nesta região onde o poder, e o partido que o sustenta, desprezam o Parlamento, a Democracia e a Liberdade este ato é a prova de que os representantes de grande parte dos eleitores madeirenses estão dispostos a trabalhar no sentido de Libertar a Autonomia dos grilhões que a aprisiona. Por isso mesmo, o Bloco de Esquerda disse presente! Na defesa da Liberdade, da Autonomia e de um novo Alvorecer Democrático!

2. Alguns pensam que foi por ação das suas iniciativas 'espetaculares' e 'falsamente destemidas' que a oposição madeirense começa a fazer um caminho de convergência na defesa da Democracia e da Liberdade na Madeira. Demagogia e oportunismo puros! Antes dessas 'jogadas de coelheira' já o BE, e outras forças de Esquerda, envidaram grandes esforços e percorreram muito caminho de convergência. A diferença é que, antes, o maior partido da oposição – o PS! – sempre recusou essa unidade e, não raras vezes, preferiu aliar-se à direita. Agora, com a atual direção, parece que finalmente percebeu que a mudança exige convergência e entendimento com outros. Uma mudança de atitude que saudamos e que pode abrir as portas da Mudança Democrática.

3. A situação política na Madeira, com as consequências sociais e económicas que se conhecem, exige uma resposta das forças vivas da nossa sociedade que deverá ir muito além da esfera ideológica, sem anular a identidade e a natureza de cada parte. Um Governo de Esquerda, de que precisamos urgentemente, deve contar com todos os que rejeitem o Plano de Ajustamento Financeiro Austeritário, imposto à Madeira pelo PSD/CDS/Jardim/Rodrigues/Passos Coelho/Portas, gerador de fome e miséria e que destrói a Economia e o Emprego! Esta é a hora da convergência! Esse Novo Governo começa a construir-se, já hoje! “Yes, We Can”!

Artigo publicado no Diário de Notícias da Madeiraa 8 de junho de 2012

Sobre o/a autor(a)

Técnico Superior de Educação Social. Ativista do Bloco de Esquerda.