You are here

Alemanha ajuda Israel a equipar submarinos com armas nucleares

Segundo a Der Spiegel, o Governo alemão está a ajudar Israel, indiretamente, a desenvolver as suas capacidades nucleares. A revista alemã publicou uma investigação, na qual divulga que foram os alemães que construíram e forneceram três submarinos que Israel está a equipar com armamento nuclear.
A revista alemã confirmou com o ministro israelita da Defesa, Ehud Barak, o facto de a Alemanha estar a ajudar Israel.

A revista alemã Der Spiegel publicou uma investigação, na qual divulga que foram os alemães que construíram e forneceram três submarinos que Israel está a equipar com armamento nuclear.

Os submarinos foram construídos na cidade nortenha de Kiel e podem carregar mísseis com ogivas nucleares. A revista alemã confirmou com o ministro israelita da Defesa, Ehud Barak, o facto de a Alemanha estar a ajudar Israel.

Os alemães devem estar "orgulhosos" pelo facto de terem ajudado a garantir a existência do Estado de Israel "por muitos anos", disse o ministro, citado na investigação publicada.

A revelação surge quase na mesma altura em que, no Irão, o supremo líder Ali Khamenei lançou um aviso bélico em direção a Telavive: qualquer ataque terá uma resposta destruidora, segundo contaram as agências internacionais de notícias neste domingo, citadas pelo Público. "Qualquer passo em falso ou decisão inapropriada cairá em cima das cabeças deles como um raio", afirmou Khamenei, num discurso transmitido pela televisão, a propósito do 23.º aniversário da morte do seu antecessor, Khomeini, líder da revolução islâmica.

Voltando à investigação da Der Spiegel, aí é dito que, no passado, o Governo alemão sempre manteve a posição de que não tinha conhecimento do tipo de armas que iriam equipar navios construídos no seu território. E Israel tem adotado a atitude de não comentar em público o seu programa de armas nucleares. Porém, documentos oficiais a que a revista teve acesso terão provas de que os Executivos da Alemanha sabiam do programa israelita pelo menos desde 1961.

A Alemanha irá construir mais três até 2017, além dos três submarinos já fornecidos a Israel. A mesma revista acrescenta que Israel pondera adquirir ainda mais três. A ajuda alemã, neste caso, traduz-se no pagamento de um terço do investimento do submarino (135 milhões de euros) e no fato de ter aceite diferir o pagamento até 2015.

Claro que há contrapartidas exigidas pelo Governo de Angela Merkel: a exigência de um travão na política de expansão de colonatos e a instalação de saneamento na Faixa de Gaza, parcialmente financiado pelos próprios alemães. Contudo, até agora, diz a Der Spiegel, o Governo de Benjamin Netanyahu não cumpriu nenhuma destas condições.

Termos relacionados Internacional
(...)