É oficial: a Espanha entrou em recessão

Os dados do Instituto de Estatística divulgados esta segunda-feira confirmaram as previsões do Banco de Espanha: pelo segundo trimestre consecutivo, a economia do país está em queda. E a Standard & Poors aproveitou para baixar o ranking dos bancos espanhóis.
Foto Santi MB/Flickr

BBVA, Santander, Santander Consumer Sabadell, Ibercaja, Bankinter, Kutxabank, Banca Cívica, Barclays e a Confederación Española de Cajas de Ahorros são os bancos que viram o seu ranking corteado junto da agência de notação, que colocou o Caixabank, Bankia e Banco Popular na lista de entidades com perspetiva negativa.

Já a semana passada, a S$P baixara em dois escalões a notação da dívida espanhola, passando-a de A para BBB+.

Os dados divulgados pelo Instituto de Estatística apontam a queda da procura interna como o principal fator para a contração da economia espanhola em 0,3% que se registou no primeiro trimestre do ano, apesar do crescimento das exportações.