You are here

Almada: AM aprova moção proposta pelo Bloco contra abertura do Jumbo no 1ª de maio

A moção proposta pelo Bloco de Esquerda, contra a anunciada intenção de o Jumbo Almada abrir no próximo dia 1º de maio, foi aprovada por unanimidade na Assembleia Municipal de Almada. Em 2011, a administração do Pingo Doce e do Continente também obrigaram os funcionários a apresentarem-se ao serviço no dia do trabalhador.

No texto desta moção, pode ler-se que, se a intenção de o Jumbo Almada abrir no próximo dia 1º de maio se concretizar, será a primeira vez depois do 25 de abril de 1974. No documento, aprovado por unanimidade, a Assembleia Municipal dirige-se à Administração do Jumbo Almada, "para que reconsidere e não abra o hipermercado no 1º de maio, deixando que as suas trabalhadoras e trabalhadores possam usufruir do 1º de maio como Dia Mundial do Trabalhador".

Em 2011, os trabalhadores dos hipermercados do grupo Continente, detido pela Sonae, que é liderada por Paulo de Azevedo, filho de Belmiro de Azevedo, desde 2007, e o grupo Jerónimo Martins, do qual fazem parte os supermercados Pingo Doce, liderado por Alexandre Soares dos Santos, foram ameaçados pelos dois grupos com a marcação de faltas injustificadas e processos disciplinares caso se viessem a recusar a prestar serviço no dia do trabalhador.

Estes hipermercados acabaram por abrir as portas no 1º de maio, tendo à porta delegados sindicais a distribuir panfletos para sensibilizar as pessoas para que não efetuassem compras nestas superfícies.

Artigos relacionados: 

AttachmentSize
PDF icon Mocao_1MaioJumbo_23Abr12.pdf26.57 KB
Termos relacionados Política
Comentários (1)