You are here

Protesto contra “morte anunciada da Direção-Geral das Artes”

O Sindicato dos Músicos, dos Profissionais do Espetáculo e do Audiovisual, promoveu, esta terça-feira, Dia Mundial do Teatro, uma concentração como forma de protesto contra “o abandono em definitivo do apoio do Estado às Artes”. A deputada do Bloco Catarina Martins esteve presente e assinalou que “o Bloco de Esquerda está solidário com esta ideia de que um país sem cultura não é um país”.

Durante a concentração, que teve lugar em frente à Assembleia da República, o Sindicato dos Músicos, dos Profissionais do Espetáculo e do Audiovisual (CENA) distribuiu um comunicado no qual denúncia o “desinvestimento sistemático dos sucessivos governos na Cultura” e “a tentativa de fazer passar a ideia que quem trabalha e vive da Cultura, está apenas à espera que os subsídios cheguem para os sustentar”.

Neste documento, o CENA sublinha que “tem-se mostrado disponível”, tal como acontece com “outras estruturas e vozes representativas deste sector”, para “co-construir uma política cultural que potencie todo o trabalho” a que se dedicam e que, segundo este sindicato, “não pode passar a ser apenas usado como um acessório útil para a imagem do país”.

A estrutura sindical apela “numa altura em que nos estão a roubar vários direitos alcançados ao longo de séculos”, a “todas as pessoas que mostrem publicamente a sua indignação por lhes estarem a roubar mais este direito” e formula algumas exigências, nomeadamente no que respeita à “revisão da comissão inter-ministerial do QREN, de forma a que se constitua uma representação da Cultura para integrar essa comissão".

“O corte na Cultura é uma opção política que vai contra o interesse nacional”

André Albuquerque, do CENA, frisou que a não abertura de concursos pontuais e anuais da Direção-Geral das Artes, anunciada pelo governo, irá traduzir-se na “diminuição da oferta de postos de trabalho” e na redução do número de criações e de oferta cultural e “poderá mesmo pôr em causa algumas estruturas artísticas que, sem estes apoios, poderão ter que fechar portas”.

O corte na Cultura é uma opção política que vai contra o interesse nacional”, defendeu André Albuquerque.

Um país sem cultura não é um país”

A deputada do Bloco Catarina Martins esteve presente nesta concentração, assinalando que “o Bloco de Esquerda está solidário com esta ideia de que um país sem cultura não é um país”.

Segundo a dirigente bloquista, o Bloco irá continuará a apresentar propostas no sentido de assegurar o financiamento do Estado ao setor da Cultura, “porque não é verdade que não haja dinheiro para a cultura, é verdade sim que há um opção de menorizar uma área que é aquela área em que nós somos capazes de nos pensar, de nos refletir, de nos recriar e que, portanto, é uma área fundamental a qualquer ideia de futuro”.

ESQUERDA.NET | Concentração do CENA no Dia Mundial do Teatro na Assembleia da República

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Cultura
(...)