You are here

Jornalistas da Lusa protestam frente à PSP

Um grupo de jornalistas da Lusa concentrou-se junto à sede da PSP na Penha de França, em Lisboa, para entregar uma carta ao diretor nacional da PSP. Na missiva, que publicamos na íntegra, “os jornalistas da agência Lusa consideram lamentável o comportamento dos elementos policiais, que pode mesmo constituir a prática de um crime”.
Jornalistas da Lusa concentrados junto à sede da PSP

Cerca de 80 pessoas, entre jornalistas e trabalhadores administrativos da Lusa, concentraram-se junto à sede da PSP.

O protesto foi espontâneo, decidido esta manha na redação da Lusa, e participado por jornalistas de outros órgãos. A carta de protesto foi entregue ao porta-voz da PSP, Paulo Flor.

Na concentração estiveram presentes o Secretário-geral da Lusa, José António Santos, e os fotojornalistas agredidos violentamente pela PSP no dia da Greve Geral, José Sena Goulão da Lusa e Patrícia Melo da France Press.

O texto da carta dos jornalistas da Lusa é o seguinte:

Missiva dos jornalistas da agência Lusa

Para: Diretor Nacional da PSP, Paulo Valente Gomes,

C/Conhecimento: Presidência da República

Gabinete do Primeiro-Ministro

Ministério da Administração Interna

Os jornalistas da Agência Lusa manifestam a sua indignação e repúdio pela agressão de elementos da PSP, durante a manifestação da greve geral de quinta-feira, contra os fotojornalistas José Sena Goulão (da Agência Lusa) e Patrícia de Melo Moreira (da Agence France Press) e exigem o apuramento cabal da verdade por parte da PSP e da Inspeção Geral da Administração Interna.

Os dois jornalistas, enquanto cumpriam o seu trabalho de informar os cidadãos, foram agredidos à bastonada, mesmo depois de se terem identificado.

Além disso, não há justificação nenhuma para que os elementos da PSP continuem a bater numa pessoa – seja jornalista no exercício da profissão ou não – quando ela já está no chão e indefesa, como foi o caso.

Os jornalistas da agência Lusa consideram lamentável o comportamento dos elementos policiais, que pode mesmo constituir a prática de um crime.

Os jornalistas da Agência Lusa,

Lisboa, 23 de março de 2012

Termos relacionados Sociedade
(...)