You are here

“As leis que não respeitem o direito à habitação são ilegais”

Relatora especial para a habitação adequada da ONU afirma que a mercantilização da habitação fracassou e foi um engano, e defende outras opções para garantir um direito humano das pessoas.
Raquel Rolnik: as pessoas não vivem num ativo financeiro.

Em visita à Espanha, onde se reuniu com diversas associações que defendem as pessoas que estão ameaçadas de despejo ou já foram despejadas por não conseguirem pagar as casas, a relatora especial para a habitação adequada da ONU, Raquel Rolnik, afirma que “assistimos ao fracasso total da mercantilização da habitação: em vez de cumprir uma função social, converteu-se numa mercadoria para acabar por ser um ativo financeiro que sobe e baixa. Mas as pessoas não vivem num ativo financeiro. Além disso, diferente de outros produtos financeiros, a habitação é um direito humano.”

A relatora denuncia que “obrigaram as pessoas a meter-se numa operação de compra, entrando num crédito, enganando as pessoas ao fazê-las crer que isto seria a possibilidade de ter uma casa.” Ora, para Raquel Rolnik, tudo isto “foi armado porque um capital financeiro excedente internacional global precisava da abertura de novos campos para se meter e retirar mais juros e mais lucro”.

Para ela, a decisão de entrar no setor da habitação justificou-se “porque é um setor fantástico, dado que toda a gente quer ter uma casa”.

“Quiseram convencer as pessoas que a única solução era ter uma propriedade privada, porque se não tiverem uma casa vão estar expostas a um despejo forçado”. E assim se descartaram outras opções, como a autoconstrução, as cooperativas populares e o aluguer protegido e acessível: “As múltiplas opções de habitação foram-se fechando. A única opção que restou foi o crédito para a compra, a propriedade individual que na verdade não tem nada a ver com o direito à habitação. Só tem a ver com a valorização financeira”, afirmou.

Raquel Rolnik lembrou que o problema criado não é individual, é coletivo, político e social. “Os problemas e questões que estou a ouvir aqui são os mesmos que ouvi nos Estados Unidos e no Cazaquistão, na Turquia e nos lugares mais inimagináveis do mundo. Isto acontece porque se abandonou a ideia da habitação como um direito humano. E isso foi também responsabilidade dos governos”, afirmou, defendendo que “a resistência aos despejos está claramente sustentada pelo direito internacional a uma habitação adequada. As leis que não respeitem isto são ilegais do ponto de vista dos direitos internacionais”.

Relatora de las Naciones Unidas por una vivienda adecuada

Termos relacionados Política
(...)