You are here

Porque não explode o país com 5.273.600 desempregados?

Muitas pessoas perguntam como é que é possível que a estrutura básica do país se mantenha de pé com 5.273.600 desempregados. Artigo de Aurelio Jimenez.
A negatividade impregnada no ambiente é terrível. Foto de Paulete Matos

A taxa de desemprego ascende atualmente a 22,85% e aproxima-se dos piores anos do governo de Felipe González, quando chegou a 24,55% em 1994. O certo é que naqueles anos nefastos a população espanhola era mais pequena e o método de cálculo totalmente diferente. Segundo uma análise do Banco de Espanha, se o desemprego daquele ano se calculasse com os critérios atuais equivaleria a 18,2%, o que nos dá uma magnitude da gravidade do problema. Na atualidade, no entanto, os números são cozinhados com sofisticada engenharia estatística e apesar disso superam os cinco milhões de desempregados.

Num país em que uma em cada quatro pessoas não encontra trabalho deveria existir uma crispação social que pusesse em xeque qualquer governo. No entanto, a sensação de calma no nosso país impregna o ambiente com uma falsa sensação de tranquilidade e de nenhuma gravidade. O que está a acontecer connosco? Porque é que esta situação tão dramática não nos faz sair à rua para queimar contentores e exigir soluções? No meu modo de ver, são várias as razões:

- O papel superprotetor da família. Muitos jovens abandonaram prematuramente o ninho familiar em anos de bonança económica: enquanto alguns optaram por partilhar a casa com amigos, outros casaram e deram rédea solta às suas histórias de amor. Com a sua posterior expulsão do mercado laboral, muitos destes jovens não tiveram outro remédio que voltar para casa dos pais, onde nunca lhes faltará um prato de comida em cima da mesa. O papel das famílias nestes casos foi crucial para que o transe do desemprego não destruísse as vidas destas pessoas.

- A economia subterrânea. Segundo um estudo da Fundación de las Cajas de Ahorros (Funcas – fundação das caixas de aforros) a economia subterrânea representa atualmente em Espanha cerca de 21,5% do PIB. Em termos de emprego calcula-se que entre os anos de 2006 e 2008 a economia subterrânea possa ter gerido quatro milhões de empregos. É cada vez mais frequente encontrar pessoas tecnicamente desempregadas que realizam trabalhos para complementar o subsídio de desemprego que recebem do Estado. Esta fraude tornou-se parte da idiossincrasia nacional e mantém-se descaradamente como invisível aos olhos da lei.

- A espera de tempos piores. A negatividade impregnada no ambiente é terrível. Em poucos meses, as pessoas passaram de negar a existência da crise (desaceleração, diziam) a tornar-se conscientes de que o pior ainda está para vir. Perante esta situação, ter trabalho converteu-se num privilégio quando na realidade é um direito constitucional. A cidadania mostra-se indiferente e resignada face a uma possível melhoria da situação económica, já que crê que esta não vai existir a curto ou médio prazo.

A mistura destas três variáveis converteu em suportável uma situação que é totalmente insustentável. E se acrescentarmos a isto a escassa confiança da população na classe política e a perda do espírito sindical, ao serviço do Estado há anos, qual é o resultado? Pois um país desmoronando-se e sem ilusões imerso numa espiral de autodestruição sem precedentes.

Artigo de Aurelio Jimenez, economista, publicado a 24 de fevereiro de 2012 em El blog salmon. Tradução de Carlos Santos para esquerda.net

(...)

Neste dossier:

Crise e austeridade em Espanha

Com a convocatória de uma greve geral para o próximo dia 29, a classe trabalhadora do Estado espanhol reage às medidas de austeridade adotadas num país já devastado pela recessão e pelo desemprego recorde, num momento em que Mariano Rajoy não encontra nada de melhor para fazer do que liberalizar os despedimentos. Mas quais foram as origens e as razões desta crise? Dossier coordenado por Luis Leiria.

Cronologia: a crise económica espanhola

Do estouro da bolha imobiliária às medidas de austeridade e as mudanças das leis laborais, eis algumas das datas mais importantes entre 2007 e 2012.

Falácias sobre salários e competitividade em Espanha

É errado dizer que a redução dos salários é uma medida para sair da crise. A realidade mostra o contrário: baixar os salários piora, em vez de melhorar, a produtividade. Rajoy e o seu governo querem transformar a Espanha num país do terceiro mundo, com uma enorme polarização dos rendimentos.

Dívida: “O problema não é da sociedade, mas dos bancos.”

O cidadão atento aos média poderia concluir que o Estado Espanhol sofre uma crise crónica de endividamento da qual só se sairia com austeridade e terapias de choque. A professora Miren Etxezarreta critica esta visão e enfatiza que o problema da dívida espanhola “não é dos cidadãos, mas fundamentalmente dos bancos”.

Quantas vezes teremos de pagar uma dívida que não é nossa?

Se somarmos os juros e capital pagos ultimamente verificamos que, entre 2000 e 2010, o Estado reembolsou três vezes mais do que devia em 2000, e continua a dever quase o dobro. Por Yves Julien, Jérome Duval

A dívida do Estado espanhol ou como os mercados controlam o orçamento do Estado

O endividamento do Estado espanhol estaria à volta de 70% do seu PIB em finais de 2011. Muito abaixo dos níveis alcançados pela Alemanha, a França, a Bélgica ou a Grã-Bretanha. Mas a especulação contra a dívida destes países é muito menor. Por Yves Julien

Reforma laboral põe em prática “despedimento livre e gratuito"

Com as medidas de “liberalização do mercado de trabalho” impostas pelo governo do PP, as empresas espanholas já podem despedir trabalhadores sem autorização governamental pagando 20 dias por cada ano trabalhado com o máximo de uma anuidade. “Despedimento livre e gratuito”, acusam os sindicatos.

Os cortes de Rajoy: as mulheres suportam a parte pior

Os custos gerados pela crise se repartem de uma forma muito desigual entre a população e de que prejudicam particularmente as mulheres. Por Juan Torres López

O que são as Plataformas de Afetados pela Hipoteca?

A bolha imobiliária da década passada criou um endividamento insustentável em Espanha. Com a chegada da crise e o disparar do desemprego, centenas de milhares de famílias foram despejadas. As Plataformas de Afetados pela Hipoteca têm conseguido impedir despejos e agora apostam numa Iniciativa Legislativa Popular para que as famílias possam libertar-se da dívida devolvendo a casa ao banco. Por Carlos Huerga.

Sindicatos marcam Greve Geral para 29 de março

As duas principais centrais sindicais espanholas, Confederação Sindical das Comissões Operárias (CC OO) e União Geral dos Trabalhadores (UGT), anunciaram no dia 9 o agendamento de uma Greve Geral para o próximo dia 29 de março. Os sindicatos da Galiza, País Basco e Navarra já tinham convocado uma paralisação geral para esta mesma data.

Porque não explode o país com 5.273.600 desempregados?

Muitas pessoas perguntam como é que é possível que a estrutura básica do país se mantenha de pé com 5.273.600 desempregados. Artigo de Aurelio Jimenez.