You are here

Governo deixa 67 mil crianças sem abono de família

Entre dezembro e janeiro, os cortes do Governo nos abonos afetaram muitos milhares de crianças. No caso de famílias com recém-nascidos, a perda é de 92 a 140 euros de apoio mensal.
Dificuldades das famílias com crianças não param de aumentar. Foto zone41/Flickr

A evolução do número de  beneficiários do abono de família, que no segundo semestre de 2011 registou um aumento de 18 mil pessoas, teve uma queda abrupta no primeiro mês do ano, de 67 mil beneficiários. Os cortes explicam-se com a alteração das regras de atribuição do abono e a introdução de novos comprovativos das condições financeiras exigidos pelo Ministério dirigido pelo CDS.

As consequências da maior burocracia no acesso ao abono afetam também o apoio às crianças e jovens deficientes. O Governo cortou a prestação familiar a cinco mil jovens nesta condição, segundo dados revelados pelo Correio da Manhã.

Além de haver menos beneficiários com direito a abono, o Estado cortou bastante no valor pago. Segundo a Direção Geral do Orçamento, em 2010 foram gastos 968,2 milhões nestas prestações sociais dirigidas a crianças e jovens, mas em 2011 o valor foi reduzido a 674,9 milhões. Ou seja, um corte de cerca de 30% no apoio às famílias com menores a cargo e que contavam com este abono para compor o orçamento familiar, face ao aumento das despesas e aos cortes nos salários e outras prestações sociais.

Termos relacionados Sociedade
Comentários (1)