You are here

Governo escolhe melhores créditos do BPN para dar ao BIC

O ministério das Finanças esteve diretamente a escolher os créditos do BPN e das empresas do universo BPN, que não irão para o BIC. Os melhores créditos foram desviados para o banco liderado por Mira Amaral, os outros ficarão nas empresas tuteladas pelo Estado.
Secretaria de Estado do Tesouro vasculha os melhores créditos das empresas do universo BPN para dar ao BIC

Segundo uma notícia do jornal “I” desta sexta feira, o ministério das Finanças através da secretaria de Estado do Tesouro esteve a escolher os créditos das instituições financeiras nacionalizadas no âmbito do BPN, que não foram para o BIC. Os melhores créditos, “que corresponde à carteira mais rentável e de menor risco”, foram desviados para o banco presidido por Mira Amaral. Só na BPN Crédito 200 milhões de euros terão sido destinados ao BIC.

A BPN Crédito, é uma empresa que era detida a 100% pelo BPN, que agora está sob a tutela pública e que ficou de fora do negócio entre o Governo e o BIC.

Iva Carvalho da Comissão de Trabalhadores (CT) da BPN Crédito disse ao jornal: “ Tivemos conhecimento que terá sido selecionada uma carteira de crédito especializado de 200 milhões de euros, perto de 50% da carteira total, e ainda por cima os melhores créditos, escolhidos um a um”.

Segundo o “I”, outras empresas do universo na orla do BPN, como a Efisa, a Imofundos e a Real Vida, também terão sido pesquisadas pelo Tesouro e os melhores créditos também terão sido desviados para o BPN.

A CT disse ainda ao jornal que havia pelo menos quatro entidades interessadas na compra da carteira de clientes da BPN Crédito e teme pelo futuro dos trabalhadores face à desvalorização da empresa devido a esta operação governamental . A CT já tentou falar com a secretária de Estado do Tesouro, Maria Luís Albuquerque, que não lhes respondeu, tendo conseguido falar com o deputado João Semedo do Bloco de Esquerda.

Recorde-se que o BPN foi vendido ao BIC por 40 milhões, mas o Governo já desviou mil milhões para o BIC. O Bloco de Esquerda propôs uma comissão de inquérito à gestão do BPN pela CGD e à venda ao BIC, mas a proposta foi chumbada pela maioria PSD/CDS, tendo todos os partidos da oposição votado a favor. A comissão de inquérito poderá vir a avançar como comissão de inquérito potestativa imposta por deputados de partidos da oposição.

Relembre-se também que o presidente do BIC é o destacado militante do PSD Mira Amaral, que foi ministro em governos liderados por Cavaco Silva.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados BPN: A fraude do século, Política
Comentários (2)