You are here

"Degradação da economia levará a mais medidas de austeridade"

Embora o governo tenha reconhecido hoje que o desemprego vai continuar a aumentar e que recessão em 2012 será maior do que a previsão das Finanças, Vítor Gaspar diz que “estamos no bom caminho”. Bloco diz que a “degradação da economia, causada pela austeridade, levará a mais medidas de austeridade”.

O ministro das Finanças antecipou hoje uma recessão mais profunda em 2012, passando a previsão do Governo para uma diminuição do produto em 3,3%, em vez dos 3% da última estimativa. Há pouco mais de quatro meses, no Orçamento de Estado para 2012, o Governo calculava que a economia diminuísse 2,8%. Também o desemprego será mais elevado, devendo atingir os 14,5% este ano e diminuir “apenas ligeiramente” em 2013. A média prevista pelo Governo no Orçamento de Estado era de 13,4%.

Estas previsões foram feitas por Vítor Gaspar na conferência de imprensa em que comunicou os resultados da terceira presença em Portugal da equipa da "troika”. Portugal irá receber nos próximos meses mais 14,6 mil milhões de euros, esgotando 60 por cento do empréstimo concedido a Portugal pela União Europeia, Banco Central Europeu e FMI.

A contração da economia, agora reconhecida por Vítor Gaspar, coloca as estimativas económicas do Governo em linha com as que foram anunciadas há uma semana pela Comissão Europeia.

Depois de ter anunciado que a venda do BPN vai estar concluída até Março, Vítor Gaspar recusou-se a responder sobre o novo empréstimo de 300 milhões de euros com aval do Estado ao BPN. O Estado vai comprar 3 mil milhões de euros de créditos aos bancos nacionais, pela “cessão de crédito de entidades públicas aos bancos", justificou Vítor Gaspar.

"O ministro das Finanças está fora de qualquer contacto com a realidade, porque diz-nos que Portugal está no bom caminho quando nos diz que vamos ficar mais pobres que o previsto, quando o desemprego vai atingir mais dezenas de milhares de portugueses", considerou Pedro Filipe Soares.

Para o deputado do Bloco, “a degradação da economia, causada pela austeridade, levará a mais medidas de austeridade”. "O cenário macroeconómico está pior do que o previsto, as medidas estão a fazer pior à economia do que o que tinha sido indicado pelo Governo e, por isso, mais austeridade será a receita deste Governo, que não vê o óbvio", resumiu.

Estado português vai aliviar os balanços dos bancos ao comprar créditos no montante de três mil milhões de euros, anunciou hoje Vítor Gaspar, ministro das Finanças que está a fazer uma conferência de imprensa sobre a terceira avaliação da troika ao programa de ajustamento a que Portugal está sujeito no âmbito da ajuda externa.

O Estado "procederá à absorção de três mil milhões de euros por cessão de crédito de entidades públicas aos bancos", declarou Vítor Gaspar.

As obrigações contratuais desses créditos mantêm-se inalteradas, acrescentou o ministro das Finanças que espera que esta cessão permita aumentar os "fundos disponíveis para o financiamento à economia".  

Termos relacionados Política
(...)