You are here

Grécia: Miguel Portas visita metalúrgicos em greve

Eurodeputado do Bloco participou na delegação do GUE/NGL que prestou solidariedade aos grevistas da Greek Steelworks, parada há 116 dias contra a redução do salário para metade e o despedimento de 65 operários.
“Eu sou grego”, disse Miguel Portas. Foto de Nelson Peralta

Na Grécia varrida pela austeridade há exemplos de luta que não esmorecem. Uma delegação de onze eurodeputados do GUE/NGL, onde se incluía Miguel Portas, visitou em solidariedade os grevistas na entrada da fábrica da Greek Steelworks, parada há 160 dias contínuos. Os 400 metalúrgicos rejeitam a redução do salário para metade e o despedimento de 65 operários. A batalha pelo salário está ganha, persistem agora pela reintegração dos despedidos. Há quase quatro meses em paragem, subsistem através da solidariedade de operários metalúrgicos de outras fábricas, de movimentos locais e internacionais. Essa ajuda é gerida e repartida por um comité dos próprios trabalhadores.

Os operários da Steelworks garantiram não desistir enquanto tiverem colegas no desemprego, manifestaram o desejo de ver a sua luta expandida a outros sectores na Grécia e na Europa e recusam ser chamados a pagar “uma dívida dos especuladores” que não contraíram. “Estamos aqui também pela proteção dos direitos que estão a ser retirados pela União Europeia. A nossa luta é por toda a classe trabalhadora”.

Se passar aqui, aplicam no resto da Europa”

Em conversa com os trabalhadores, Miguel Portas enalteceu a sua luta e considerou que “da capacidade de luta na Grécia dependemos todos nós, depende o futuro de Portugal e da Europa. O que está em curso na Grécia é um teste à resistência dos trabalhadores a uma determinada política, se passar aqui aplicam no resto da Europa”, disse.

Mais tarde, já numa conferência de imprensa no Parlamento grego, o eurodeputado do Bloco de Esquerda deu como “exemplo heroico” esta greve, realçando a importância da dimensão solidária necessária à sua prossecução. “Eu sou grego”, concluiu.

Artigos relacionados: 

Sobre o/a autor(a)

Biólogo. Dirigente do Bloco de Esquerda
Termos relacionados Internacional
Comentários (1)