You are here

Comissão Europeia quer congelar o ACTA

Depois da dimensão inesperada dos protestos na net e nas ruas, a Comissão Europeia anunciou que irá submeter o Acordo Comercial Anticontrafação ao visto do Tribunal de Justiça Europeu. Na prática, a decisão irá congelar por mais de um ano a adoção do polémico acordo na União Europeia.
Os protestos surtiram efeito e o ACTA não será aprovado tão cedo na UE. Foto Paulete Matos

Depois da contestação ter juntado dezenas de milhares de pessoas nas últimas semanas em manifestações por toda a Europa, e das críticas públicas dos líderes dos maiores grupos políticos com assento no Parlamento Europeu - os mesmos que aprovaram o arranque do processo há dois anos - o comissário do Comércio Karel De Gucht optou por entregar o texto do Acordo à Justiça europeia para que verifique se o seu conteúdo pode ir contra as liberdades e os direitos dos cidadãos da UE.

"O debate tem de ser feito com base em factos e não em desinformação ou rumores que têm dominado as redes sociais e os blogues nas últimas semanas", afirmou o comissário holandês que é um dos maiores defensores do ACTA e por isso o grande derrotado pelo movimento contra a censura na net e a vigilância dos utilizadores por parte das empresas. "Vamos atravessar este nevoeiro de incerteza e colocar o ACTA debaixo dos holofotes da nossa maior autoridade judicial independente: o Tribunal Europeu de Justiça", declarou ainda De Gucht.

Na prática, esta decisão visa acalmar e desmobilizar os protestos contra o ACTA na Europa, já que o Tribunal deve demorar entre um a dois anos para chegar a uma decisão. Caso algum dos países membros da UE resolver imitar a Comissão - e são muitos que ficaram de fora por temerem a censura online - o processo poderá ser ainda mais longo.

Embora esta decisão não interfira automaticamente com o calendário da votação do ACTA no Parlamento Europeu, prevista para o próximo mês de junho, as coisas podem mudar se o Parlamento decidir juntar-se à Comissão Europeia neste pedido ao Tribunal. O convite já foi feito e caso o PE aceite, ficará então suspensa a votação até haver decisão do Tribunal.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Internacional
Comentários (1)