You are here

Bloco acusa troika de "insensibilidade social"

Não há qualquer abertura por parte da Troika para alargar o prazo para a consolidação das contas públicas, segundo o deputado João Semedo, que considera que o programa de 'ajuda' não está a funcionar e que “a Troika olha para o memorando, mas não olha para o país”.
Representantes da Troika – FMI (Hossein Samiei), BCE (Rasmus Rueffer)e UE (Juergen Kroeger). 22/2/2012. Foto de Manuel Almeida/LUSA.

Esta segunda-feira, no final de uma reunião entre os deputados da comissão parlamentar de acompanhamento do programa de resgate internacional com representantes da Troika, o deputado do Bloco de Esquerda João Semedo considerou que há “uma teimosia [por parte da Troika]que está a sair caro aos cidadãos e ao país”.

"O que pudemos recolher desta reunião é que a Troika olha para o memorando, mas não olha para o país, não vê que o país está pior e não pretende alterar minimamente o rumo da política que está a ser seguida”, explicou o deputado do Bloco.

Questionado sobre se existia abertura da Troika para renegociar o programa, em termos de metas ou dinheiro, o deputado respondeu: "Para ser claro, não há, rigorosamente, nenhuma abertura. Aliás, foi afirmado e reafirmado que essa abertura não existe por parte da Troika".

A reunião que juntou deputados e representantes da Comissão Europeia, do Banco Central Europeu e do Fundo Monetário Internacional, durou cerca de uma hora e antecedeu o encontro dos responsáveis com a presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves.

Na terceira avaliação do Programa de Assistência Económica e Financeira de Portugal, a execução do acordo “vai no bom caminho”, disseram os representantes da Troika aos deputados, na reunião no Parlamento.

Portugal recebeu até ao dia 19 de janeiro 39.610 milhões de euros do empréstimo da internacional. De acordo com o Instituto de Gestão da Tesouraria e do Crédito Público (IGCP), com o pagamento da terceira tranche do empréstimo de 78 mil milhões de euros, Portugal recebeu até a 19 de janeiro 50,8 por cento do total do empréstimo.

Termos relacionados Política
(...)