You are here

Novo escândalo atinge império de Rupert Murdoch

Cinco jornalistas do tabloide The Sun foram presos sábado, acusados de envolvimento num esquema de pagamento de subornos à polícia e a autoridades políticas em troca de informações privilegiadas. Pela redação da Carta Maior
Os investigadores da polícia afirmaram que o novo esquema ilegal foi descoberto a partir de elementos fornecidos pela própria News Corporation. Foto de vapour trail

Cinco jornalistas do tabloide britânico The Sun, do grupo News Corporation, de propriedade de Rupert Murdoch, foram presos na manhã do último sábado, juntamente com um polícia, um militar e uma funcionária do Ministério da Defesa, acusados de envolvimento num esquema de pagamento de subornos à polícia e a autoridades políticas do país em troca de informações privilegiadas.

Segundo informou o jornal Guardian, foram presos o subdirector Geoff Webster, o editor de fotografia John Edwards, o repórter John Kay, o principal correspondente de assuntos internacionais Nick Parker e o repórter John Sturgis. A News Corporation não confirmou o nome dos jornalistas presos.

Ao tomar conhecimento das prisões, Murdoch anunciou que viajaria a Londres para garantir aos funcionários do The Sun, que o jornal não vai fechar, como aconteceu com o News of the World, após o escândalo do esquema de escutas telefónicas ilegais envolvendo jornalistas deste veículo. O jornal foi comprado por Murdoch em 1969 e é considerado a “menina dos olhos” da corporação mediática.

Os investigadores da polícia afirmaram que o novo esquema ilegal foi descoberto a partir de elementos fornecidos pela própria News Corporation. No final de janeiro, a polícia já tinha detido quatro jornalistas e ex-jornalistas do Sun e um polícia numa investigação paralela à das escutas ilegais.

Num comunicado oficial, a empresa de Murdoch disse que está “determinada a impedir que voltem a repetir-se as práticas inaceitáveis de certos indivíduos para obter informações que possam ter ocorrido no passado”. Além disso, informou que a polícia também realizou buscas nas casas dos cinco funcionários e do escritório do grupo em Londres.

O editor do The Sun, Dominic Mohan, manifestou surpresa com as prisões, mas garantiu que “a equipe está comprometida com o jornal”. “Eu estou tão chocado como todo mundo pelas prisões de hoje, mas estou determinado a liderar o The Sun através destes tempos difíceis. Tenho uma equipa brilhante e nós temos o dever de servir os nossos leitores e continuaremos a fazê-lo. O nosso foco é colocar na banca o jornal de segunda-feira”, afirmou Mohan.

O novo braço da investigação iniciada com as escutas ilegais no News of the World e batizada de Operação Elveden, procurou levantar provas sobre a prática do pagamento de propinas a polícias e a autoridades políticas em troca de informações. "A missão da Operação Elveden foi ampliada para incluir a investigação de evidências descobertas em relação à suspeita de corrupção envolvendo funcionários públicos que não são polícias", disse a polícia num comunicado divulgado sábado.

Com informações dos jornais The Guardian e The Independent

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Internacional
(...)