You are here

Bloco questiona governo sobre despedimento coletivo na empresa Move On

Empresa de calçado de Esmoriz anunciou esta semana que irá despedir 100 trabalhadores. Deputado do Bloco de Esquerda Pedro Filipe Soares esteve com os trabalhadores e questionou o Ministro da Economia e do Emprego.
Bloco questiona o governo sobre de que forma irá o governo garantir a defesa e o respeito pelos direitos dos trabalhadores e que medidas serão tomadas para averiguar da responsabilidade da administração da empresa na situação atual.

A empresa Move On, “detida em 51% pela multinacional indiana Tata, que se tornou no maior acionista após ter adquirido a posição que era detida pelo Estado no capital social da empresa”, justifica o despedimento destes 100 trabalhadores argumentando que tem vindo a acumular prejuízos desde 2010 e que a carteira de encomendas registou uma redução expressiva.

Certo é que, segundo o deputado bloquista, “ainda há três meses o Sindicato do Calçado dos Distritos de Aveiro e Coimbra terá estado reunido com a administração da empresa e esta não terá comunicado as dificuldades que agora utiliza para justificar os despedimentos”.

Pedro Filipe Soares lembra ainda que existiu “um compromisso entre o Estado português e o grupo indiano Tata, na altura da venda da posição estatal, que previa a manutenção da empresa de Ovar e dos seus postos de trabalho”.

Nesse sentido, Pedro Filipe Soares defende que “o governo, que constantemente dá o sector do calçado como exemplo no seu crescimento, tem de prosseguir uma política ativa no acompanhamento da situação relatada, tendo em vista a manutenção dos postos de trabalho e a defesa dos direitos dos trabalhadores”.

No documento enviado ao Ministério da Economia e do Emprego, o dirigente bloquista questiona o governo sobre de que forma irá o governo garantir a defesa e o respeito pelos direitos dos trabalhadores e que medidas serão tomadas para averiguar da responsabilidade da administração da empresa na situação atual.

AttachmentSize
PDF icon Pergunta_MoveOn_MEE.pdf330.38 KB
Termos relacionados Política
(...)