You are here

Transportes: Governo anuncia aumentos de preços e “rescisões”

O preço dos transportes aumenta a 1 de fevereiro, pela terceira vez num ano. O passe do Metro de Lisboa aumenta mais de 20%. Desconto nos passes para estudantes e idosos são reduzidos de 50% para 25%. Fusões de empresas podem levar a “rescisões” com trabalhadores.
Os passes no Metro de Lisboa sobem 21,3% - Foto de Paulete Matos

O secretário de Estado dos Transportes anunciou nesta sexta feira um aumento dos preços dos transportes públicos a partir de 1 de fevereiro, que serão em média de 5 por cento nos públicos e 4% nos privados.

No entanto, há aumentos muito superiores.

Em Lisboa, o passe do Metro sobe de 23,9 para 29 euros, um aumento de 21,3% - o maior dos já anunciados. O passe combinado Metro/Carris desaparece, sendo substituído por um novo passe, o “Navegante”, que custará 35 euros.

No Porto, o passe dos autocarros mantém-se em 29 euros e o passe do Metro e o “Andante” diminuem 50 cêntimos, passando a custar 36 euros.

Os descontos nos passes 4_18 (para todos os alunos entre os 4 e 18 anos), sub 23 (estudantes do ensino superior até aos 23 anos) e sénior que eram de 50% são reduzidos para 25%.

O governo anunciou ainda o alargamento do passe social +, criado em 1 de setembro de 2011. Atualmente este passe beneficia agregados familiares cujo rendimento médio mensal equivalente seja igual ou inferior a 544,99, o Governo anunciou que este montante passará para 1.258 euros mensais.

Questionado pelos jornalistas (sobre se haveria despedimentos nas empresas de transportes), o secretário de Estado disse que as fusões de empresas podem levar a “rescisões”, recusando-se a quantificar. O governo pretende fundir este ano a Carris com o Metro de Lisboa, a Transtejo com a Soflusa e a STCP com o Metro do Porto.  

Termos relacionados Política
(...)