INE: Atividade económica acentua tendência negativa

Consumo privado e investimento acentuaram a tendência negativa em novembro. Indicador de clima económico voltou a agravar-se em dezembro.
A atividade da economia portuguesa tem tendência negativa desde setembro de 2010. Foto de Paulete Matos

A atividade da economia portuguesa voltou a recuar 4,4 pontos no mês de dezembro, prolongando a sua tendência negativa observada desde setembro de 2010, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística.

A Síntese Económica de Conjuntura do INE revela que o consumo privado e o investimento acentuaram a sua tendência negativa em novembro. O consumo privado tem decrescido desde Junho de 2011. Em novembro, a queda foi de 4,7 pontos, "refletindo os contributos negativos do consumo corrente e do consumo duradouro", que recuaram, respetivamente, 2,4 e 24,3 pontos.

No mesmo período, o investimento teve uma quebra de 13,9 pontos devido "ao contributo negativo de todas as componentes", em especial, do sector da construção.

O indicador de clima económico voltou a cair em dezembro, "mantendo o acentuado movimento descendente iniciado em Outubro de 2010". Este indicador recuou 4,4 pontos, no último mês de 2011, e atingiu o valor mais baixo desde que o INE iniciou esta série.