You are here

Bloco contesta despedimentos nas Novas Oportunidades

O despedimento de 214 trabalhadores dos Centros Novas Oportunidades ameaça suspender a qualificação escolar e profissional de milhares de pessoas. A deputada Catarina Martins pediu explicações ao ministro da Economia.
O despedimento de 214 trabalhadores dos Centros Novas Oprtunidades ameaçam o percurso de qualificação de milhares de pessoas. Foto Tiago A. Pereira/Flickr

"O Bloco de Esquerda vê com profunda preocupação o despedimento que hoje se concretiza de 214 trabalhadores do IEFP e não aceita nem compreende que estas pessoas cessem funções sem que lhes sejam pagas as indemnizações devidas", diz a deputada bloquista no requerimento entregue esta terça-feira na Assembleia da República.

O Bloco recorda que foi um despacho de 2008 que permitiu a contratação de mais de 200 profissionais em reconhecimento, validação e certificação de competências, "a maioria dais quais já exercia anteriormente funções no IEFP, IP numa situação de ilegalidade profissional, uma vez que eram falsos recibos verdes". Com o despedimento agora anunciado de 214 trabalhadores, Catarina Martins quer explicações do ministro Álvaro Santos Pereira sobre "o futuro dos milhares de pessoas que se encontram a ser completar percursos de qualificação escolar e/ou profissional nos Centros Novas Oportunidades do IEFP e cujo percurso formativo corre o risco de ficar suspenso".

O Bloco de Esquerda estranha ainda que numa altura em que o desemprego atinge 12,4% da população, segundo os dados do último trimestre de 2011 divulgados pelo INE, seja a entidade responsável pela qualificação e pela promoção do emprego que vá proceder ao despedimento destes trabalhadores.

Termos relacionados Política
(...)